Estudantes do Curso Médico sugerem estratégias para aumentar o número de pessoas vacinadas

7votos

Os estudantes do Curso Médico da UNOESTE se inserem em 7 ESFs de dois municípios do interior paulista. Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para criar Planos de Ação a serem apicados nos territórios adscritos às ESFs. As ações emergem da Epidemiologia e são programadas de acordo com a participação dos acadêmicos nas Reuniões de Equipe das Unidades de Saúde. Algumas medidas podem fazer com que mais pessoas sejam vacinadas no território da ESF, a saber: dar informações aos pais, responsáveis e membros da comunidade sobre a importância da vacinação; entregar lembretes especialmente desenhados para tomar as vacinas; visitas regulares dos Agentes Comunitários e dos Estudantes para incentivar a vacinação infantil, dos adultos e dos idosos, com ou sem incentivos às famílias (como recompensas, por exemplo: sorteios de brindes); fazer visitas domiciliares para identificar crianças, adolescentes, idosos e adultos não vacinadas e encaminhá-los para as salas de vacinação e, finalmente, integrar os serviços de vacinação com outros serviços de saúde no mesmo local. Apenas oferecer aos pais recompensas e brindes para vacinar seus filhos, por si só, não funcionam para aumentar os índices de cobertura da vacinação. Os Facilitadores incentivaram a busca de informações pelos estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE). A maioria dos estudos pesquisados e analisados nos Ciclos Pedagógicos do PAPP, de revisão estimulavam ações de motivação para convidar a comunidade que habita o território da ESF para aderir à vacinação.
Os estudantes resolveram sair da ESF em busca dos faltosos a partir das fichas-espelho arquivadas na ESF.
Os participantes avaliaram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis na área adscrita à ESF São Pedro, no Município de Presidente Prudente, SP.

Referências:

Intervenções para aumentar e manter a vacinação infantil em países de baixa e média renda. Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cochrane.org/pt/CD008145/intervencoesparaaumentaremanter&ved=2ahUKEwihirSbjrbdAhUDx5AKHSTrBgUQFjAFegQIBhAB&usg=AOvVaw2IGgvGZRGAsv1m1 RGtxKW Acesso em 12 09 2018 às 15h e 39min.