Hospital Geral do Estado da Bahia participa da 2a. Oficina do Projeto AcolheSUS da PNH/MS

5votos

 

Ocorreu em 17 e 18 de maio de 2018 a 2ª. Oficina do Projeto AcolheSUS, da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, no Estado da Bahia. A unidade participante do Projeto é o Hospital Geral do Estado/HGE.

O 1º. Dia a Oficina possibilitou a discussão dos pontos críticos no fluxo do itinerário do usuário na unidade, revisão do Plano de Trabalho elaborado durante o período de dispersão, priorização das atividades a serem realizadas para melhorias necessárias, além de identificarem as esferas de governabilidade possibilitando a compreensão das atividades que o hospital tem mais governabilidade para atuar, não dependendo de outros atores, de forma a agilizar a execução das mesmas e ainda o entendimento do que eles terão que articular e pactuar que depende da governabilidade de outros atores da rede.

No 2º. Dia participaram também as arquitetas da SESBA/Marília e Ana Virgínia, quando foi possível pactuar a realização de oficinas de construção do projeto cogerido de ambiência que envolva toda a urgência e emergência. Foi pontuado sobre a importância de o grupo compreender que as mudanças necessárias não devem ficar unicamente no plano físico e apenas atrelado ao Projeto de reforma da Unidade de Emergência, considerando que o acolhimento como diretriz deve perpassar todas as esferas do hospital, inclusive processos de trabalho e postura dos profissionais. Dessa forma, a discussão possibilitou que os integrantes do Grupo Executivo Local pudessem compreender que existem outros processos que podem ser trabalhados independentes da obra. Foi reforçado que o próprio espaço da oficina para elaboração do projeto cogerido irá possibilitar a discussão dos processos de trabalho.

Participaram da oficina integrantes do GEE, GEL, Alunas do PermanecerSUS, Escola de Saúde Pública da Bahia, Arquitetas da SESBA e Consultoras da CGPNH.

O HGE possui serviços de urgência e emergência. Possui atuação no segmento médico de alta complexidade e é, no Estado da Bahia, o maior hospital especializado em trauma.  É ainda referência nacional no tratamento de queimados, pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e destaca-se ainda o Serviço de Trauma Raquimedular.  É o único hospital no país onde possui um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas .