NASCER ITAJAIENSE: UMA PONTE ENTRE PUÉRPERA, HOSPITAL E UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

6votos

Dentre as Ações Integradas da Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, incluem-se o Programa Nascer Itajaiense. O qual dá apoio à realização do teste do pezinho. Apoio a manutenção do banco de leite humano. A realização da vacinação do Recém Nascido para Hepatite B e BCG, o teste da orelhinha, o teste do olhinho, o teste do coraçãozinho e o teste da língua, estes realizados na maternidade, mesmo antes da alta hospitalar da mãe e do bebê.

Com a presença de uma Enfermeira dentro do Alojamento Conjunto do Hospital , faz a integração da equipe de atendimento ao recém-nascido, a parturiente e a Unidade Básica de Saúde (UBS). Em tempo hábil faz-se a verificação do nascimento, a observação de intercorrências, a certificação do local de residência da puérpera, local de permanecia após o parto e o contato prévio com a UBS. Nesse contato realiza-se o agendamento de Visita Domiciliar até o 7º dia de vida do bebê, agendamento da primeira consulta do recém nascido com o pediatra e consulta do puerpério para a mãe.

NASCER ITAJAIENSE

NASCER ITAJAIENSE

Todas as mães que realizaram o Pré Natal no município de Itajaí e/ou residem no mesmo, são contempladas com um kit bebê, composto por uma bolsa com materiais para uso imediato do recém nascido e recebem orientações do puerpério.