O SUS em Imagens em Brusque SC

6votos

O SUS em Imagens em Brusque SC (por Patrícia S C Silva)

Tem momentos vividos que ficam marcados em nossa trajetória, um destes momentos foi a exposição Imagens do SUS em Brusque SC. O evento aconteceu em 19 04 2018, pois é, já se passou algum tempo. Mas o que é bom tem que ser compartilhado com os amigos.

Era pra ser uma ação da saúde, mas foi além. Virou uma parceria com a Fundação Cultural de Brusque, não só porque precisávamos de um espaço de exposição, especialmente porque queríamos levar esta conversa para fora, para a comunidade em geral. Expandir fronteiras, quebrar barreiras, falar de SUS.

E nesta conversa resolvemos incluir o autor das imagens, aquele que emprestou sua sensibilidade artística para falar de SUS. Valorizar a saúde pública brasileira, Radilson Carlos Gomes. E ele topou, ele veio conversar conosco!

Falamos de SUS. De história do SUS. Da história e contexto das imagens. Uma riqueza de relato! E em meio a esta conversa tão animada teve espaço sim para o diálogo, para as impressões do público presente sobre o SUS, sobre a relação da arte com a saúde e sua potência de promover saúde. Foi lindo! Foi intenso!

E teve, sim, repercussão na imprensa local:

https://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?id=14957%7Cexposicao-sus-em-fotos-revela-cotidiano-da-saude-publica

Talvez agora, mais distante dos acontecimentos, os arroubos da emoção já estejam mais serenos, porém não menos contagiantes.

Estas ações fortalecem nossa esperanças de que vale a pena apostar nesta relação arte e saúde. Podemos, deste modo, provocar novos olhares sobre a saúde, favorecer diálogos e criar assim um espaço de defesa da vida, da saúde pública, do SUS.

Gostaria de agradecer ao Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí pelo trabalho coletivo, força de esperança, não só nesta ação que seguem realizando, como também outras ações que são apostas de humanização e trabalho coletivo.

Infelizmente, não conseguirei traduzir toda a beleza desta experiência em palavras. Espero ter dado aos parceiros desta rede uma pequena impressão da riqueza e semente de esperança que este momento representou para Brusque e para o Médio Vale como um todo.

Agradeço em especial a Jaqueline Marcos, juntamente com os demais colegas da equipe, por seu empenho para que este momento se concretizasse.

Gratidão é a palavra que resume este momento.