O uso correto do antibiótico é o tema do boletim ‘Fiocruz no Ar’

7 votos

Dentre as várias causas que levam à resistência antimicrobiana estão a ingestão incorreta do medicamento e o não respeito aos horários de uso indicado pelos médicos. Por isso, o tema deste podcast do Projeto Fiocruz no Ar, da Fundação Oswaldo Cruz, é “Uso correto do antibiótico”. Nele, o farmacêutico Orlando Neto, do Hospital Central da Aeronáutica e aluno de doutorado do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, explica como se deve tomar o antibiótico e os riscos de uma ingestão inadequada, como, por exemplo, com leite ou suco, ou fora dos horários estabelecidos pelo médico.

Ação mundial

No final de abril, o Grupo da Coordenação Interagências para a Resistência Antimicrobial (da sigla em inglês IACG) enviou o relatório “No time to wait: Securing the future from drug-resistant infections” (“Não há tempo para esperar: protegendo o futuro de infecções resistentes a drogas) ao Secretário Geral das Nações Unidas, alertando que os países tomassem medidas urgentes para a questão da resistência antimicrobriana, que poderá matar, a partir de 2050, dez milhões de pessoas por ano e trará problemas econômicos a todas as nações.

No Brasil, em 2018, o Ministério da Saúde divulgou o “Plano de  Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única” (PAN-BR), que contém a estratégia do Governo Federal para lidar com o problema, com seus 14 Objetivos Principais, 33 Intervenções Estratégicas e 75 Atividades, alinhados aos 5 Objetivos Estratégicos do Plano de Ação Global. Seu objetivo geral é “garantir que se mantenha a capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas com medicamentos seguros e eficazes, que sejam de qualidade assegurada e que sejam utilizados de forma responsável e acessível a todos que deles necessitem”.

O Plano foi elaborado pela aliança tripartite entre a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fiocruz no Ar

O Projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas.

Ouça aqui o áudio Fiocruz no Ar – Uso correto do antibiótico:https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-uso-correto

https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-uso-correto

Todos os podcasts do projeto Fiocruz no Ar – https://soundcloud.com/user-881543515

x-x-x-x-x-x-

Informações gerais Projeto Fiocruz no Ar

Da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Ministério da Saúde

Coordenadoras: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) e Maya Sangawa

Consultora técnica: Ana Paula Assef  (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz/Ministério da Saúde)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Ficha Técnica Fiocruz no Ar – “Uso correto do antibiótico”

Da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Ministério da Saúde

Coordenadoras: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) e Maya Sangawa

Consultores técnicos: Ana Paula Assef  (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz) e Orlando Neto (farmacêutico do Hospital Central da Aeronáutica e doutorando do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz).

Resistência Microbiana – Uso correto do antibiótico – Duração: 3m26s

Reportagem, Produção e Locução: Graça Portela

Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)

Trilha sonora da vinheta: “Life of Riley”, by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Trilha Incidental: Daniel Beltrão

Podcast “Uso correto dos antibióticos” – https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-uso-correto

SoundCloud Fiocruz no Ar: https://soundcloud.com/user-881543515

————————————-

Para RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Qual o uso correto do antibiótico?

“Tomo o antibiótico com leite ou com suco?”, “E se eu esquecer o horário de tomar o antibiótico?” – o farmacêutico Orlando Neto, do Hospital Central da Aeronáutica, responde a essas dúvidas no boletim  “Fiocruz no Ar”, da Fundação Oswaldo Cruz. Ouça agora:

“Uso correto dos antibióticos” – https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-uso-correto

 

Para o WHATSAPP

Posso tomar antibiótico com leite ou suco? Ih! Esqueci de tomar o antibiótico no horário! O que faço?

Para saber o uso correto do antibiótico, ouça o áudio do Projeto Fiocruz no Ar, da Fundação Oswaldo Cruz. Nele, o farmacêutico Orlando Neto, do Hospital Central da Aeronáutica, responde a essas dúvidas.

Ouça e compartilhe o boletim “Fiocruz no ar”, da Fundação Oswaldo Cruz.

“Uso correto dos antibióticos” – https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-uso-correto