Oficina Nacional Projeto AcolheSUS da CGPNH/GAB/SAS/MS

7votos

A Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS), através da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização (CGPNH) realizou em Brasília, de 17 a 19 de outubro de 2017 a Oficina Nacional do Projeto AcolheSUS, atividade que faz parte da agenda de desenvolvimento e implantação e implementação do referido Projeto.

O objetivo desta atividade foi instrumentalizar representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) que compõem o Grupo Executivo Estadual (GEE) e das Unidades de Saúde que compõem o Grupo Executivo Local (GEL), que fizeram adesão ao Projeto AcolheSUS, para a  qualificação das práticas de gestão e cuidado em Redes de Atenção à Saúde (RAS) por meio da implantação/implementação da diretriz Acolhimento da Política Nacional de Humanização (PNH).

A CGPNH contou com a participação do Professor Ricardo Scarazatti/UNICAMP, da ENSP/LASER/Fiocruz, da Rede HumanizaSUS (RHS), das áreas técnicas do Ministério da Saúde, dentre elas:  Saúde do Homem, Saúde de Criança, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Atenção Hospitalar e Urgência e Regulação e Avaliação.

Nesta etapa foram realizadas análises de cenário dos territórios aderidos ao projeto, pactuações da atuação do GEE e GEL na gestão do Projeto AcolheSUS, realização de alinhamento conceitual sobre os processos de gestão e organização do cuidado em rede  e em monitoramento e avaliação para a Modelização do Plano de Intervenção, além da difusão da Rede HumanizaSUS, como dispositivo para o projeto.

Teve como produtos: (1) Análise do cenário produzida por estado; (2) Programação de Trabalho da Gestão do Projeto elaborado (por Estado); (3) Proposta de Modelização dos Planos de Trabalho a partir do cenário dos estados; e (4) Relatório Técnico da Oficina Nacional do Projeto AcolheSUS.

A CGPNH agradece a participação e envolvimento de todos e avalia que a Oficina foi um sucesso, tendo atingido seus objetivos, além de ter oportunizado uma aproximação com os Estados e parceiros!!