Parceria Academia-Serviço (UNOESTE/SMS Machado) melhorando atenção às DCNTs no interior de SP.

8 votos

A Universidade o Oeste Paulista (UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, insere os estudantes de Graduação do Curso Médico como membros das Equipes Interprofissionais, em sete Estratégias Saúde da Família, nos Municípios de Álvares Machado e Presidente Prudente, SP. Essa inserção se dá, graças a uma parceria Academia-Serviço entre a UNOESTE e as Secretarias Municipais de Saúde das duas Cidades.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização, com a finalidade de criar Planos de Ação, a partir das Necessidades de Saúde identificadas nos teeritórios adscritos às Estratégias Saúde da Família (ESFs) nas duas cidades.

 

Um dos Planos de Ação, criado a partir da Metodologia Ativa da Problematização, esteve associado a Ações de Educação à Saúde, para a população do Município de Álvares Machado, relacionadas à prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).
O Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) de Álvares Machado, foi envolvido na execução do Plano de Ação, que emergiu das Necessidades de Saúde da Comunidade local. Acadêmicos participaram de ações de Educação em Saúde e estimularam realização de atividade física no Centro Comunitário de Álvares Machado, SP.
Após o desenvolvimento do Plano de Ação, os Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular a Reflexão na Ação. Estudantes consideraram que um sistema de atenção à saúde que procura melhorar a atenção às condições crônicas necessita estar preparado para mudanças na organização e para poder
implementá-las por processos de gestão de mudanças. No Eixo dos Processos de Trabalho em Saúde, proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico (2014), Facilitafores consideraram, nas reflexões, após a ação, que os Coordenadores da ESF, isto é, a equipe de Nível Superior, deve
identificar as melhorias na atenção à saúde como um trabalho importante e traduzir
essa percepção em políticas e metas dirigidas à aplicação de estratégias efetivas,
envolvendo o uso de incentivos que reforcem as mudanças sistêmicas. Essa organização da Gestão, age de maneira efetiva, tentando prevenir erros e problemas da atenção à saúde, relatando e
analisando os enganos e gerando mudanças para evitá-los. Professores consideraram que os problemas de falhas na
comunicação e na coordenação da atenção à saúde precisam ser prevenidos por meio
de acordos que facilitem a comunicação e os fluxos de informações e de pessoas
entre os gestores e os colaboradores da ESF.

 

A parceria Academia-Serviço foi analisada pelos Acadêmicos como catalisadora dos Processos de Mudança no comportamento dos usuários do SUS, no município, rumo à Criação de Ambientes Saudáveis para a comunidade local.

 

Os participantes consideraram como positiva a criação do Plano de Ação voltado à Promoção da Saúde, prevenindo a ocorrência das DCNTs, em Álvares Machado, SP.

 

Referências:

O CUIDADO DAS CONDIÇÕES CRÔNICAS
NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:
O IMPERATIVO DA CONSOLIDAÇÃO DA
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_condicoes_atencao_primaria_saude.pdf&ved=2ahUKEwi93u3T24zkAhWLKLkGHdlyCNEQFjAMegQIBBAB&usg=AOvVaw2QxeHv3MZdbF8cqJ51tCju
Consulta em 18 08 2019, às 12h 56min.