QUAIS OS CAMINHOS PÓS-DESCOBERTA? Guia de acolhimento para pacientes com HIV/AIDS (E-BOOK)

9votos

Autoras no lançamento do E-book na SBPC

Ontem (24/07/2018), foi lançado na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece ao longo desta semana em Maceió-AL, o E-book: Quais os caminhos pós-descoberta? Guia de acolhimento para pacientes com HIV/AIDS, de autoria de Kalina Karla de Morais Veloso e Maria Eduarda Pereira.

As autoras do Guia são Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) – uma psicóloga e uma fisioterapeuta – que desenvolveram suas atividades práticas profissionais no Serviço de Assistência Especializada (SAE) Dr. Marcelo Constant, do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA).

Nesta experiência foi identificada a necessidade de se pensar estratégias de melhoria do acolhimento às pessoas diagnosticadas com o HIV/AIDS, uma vez que essa notícia vem acompanhada por uma ampla produção de sentidos e atravessamentos biopsicossociais, tanto individuais quanto coletivos, inerentes a própria história social da doença, sublinhada por inúmeras incompreensões.

Diante disso, este E-book, cuja distribuição é gratuita, configura-se enquanto instrumento complementar de acolhimento a essas pessoas que chegam aos SAEs para tratamento do HIV/AIDS. Mas, mais do que isso, trata-se de um instrumento de humanização das relações, sensível ao outro em sua fragilidade.

O Guia de Acolhimento tem sido bem recebido pelos diferentes atores implicados no processo de produção da saúde. Mas, além dessa boa repercussão, sua consolidação sinalizou uma carência dos serviços de saúde alagoanos, em dar conta das demandas relacionadas ao HIV/AIDS, por motivos diversos. Diante da boa aceitação deste produto, também em outros estados, temos a impressão que esta problemática transcende nosso território de origem. E conseguir construir um instrumento que sirva para dar conta, ainda que minimamente, de algumas dessas lacunas, tem sido bastante gratificante.

ATENÇÃO: Para recebimento do E-book deixe seu e-mail nos comentários!