Relato de um “SUS que dá certo”

5votos

É muito raro na mídia comentários positivos sobre o SUS. A tendência é mostrar as mazelas do SUS. Sabemos que o sistema de saúde publica possui muitos problemas que precisam de ajustes. Mas sabemos também que existe um “SUS que dá certo”, com atendimentos resolutivos que a mídia não tem o menor interesse de mostrar.

Recentemente, navegando pelo facebook, encontrei um comentário do músico, escritor e ativista Tico Santa Cruz, sobre um atendimento recebido pela filha num hospital da rede privada, e eis que encontro um lindo relato do Ismael Tomaz Mendes (servidor da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social do Ceará, sobre um atendimento de qualidade que ele recebeu no SUS de Sobral-Ce. O relato me sensibilizou e resolvi compartilhar aqui na Rede. Afinal, os bons exemplos devem ser compartilhados sempre.

 

“Fiz um tratamento de câncer recentemente INTEIRAMENTE GRATUITO pelo SUS em um hospital estadual do Ceará. Apesar de nenhum “luxo”, lá é tudo ótimo, organizado, com equipe atenciosa e médicos competentes. Felizmente recebi a notícia de remissão da doença na semana passada. Se eu fosse pagar por isso, tudo sairia na casa das dezenas de milhares de reais, que eu não teria como arcar sozinho, apesar de ter uma vida financeira razoável.

Exemplos como o meu mostram que é possível um atendimento gratuito de qualidade, quando há honestidade, gestão e boa vontade.

Quando escuto notícias de sucateamento e até mesmo fim do SUS, sinto arrepios, principalmente depois do que passei.

Lá tinha pessoas em tratamento que sequer tinham o dinheiro pra lanchar. “  (Ismael)