“Saúde coletiva e Epistemologias do Sul” ganham curso na Fiocruz

6votos

O Programa Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)/Fiocruz, e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – PPGSP, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) fecharam parceria a Universidade de Coimbra (Portugal) para oferecer o curso “Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde”, que tem inscrições abertas a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

O curso tem por objetivo central aprofundar as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos em sua relação com a Saúde Coletiva, em particular em suas dimensões epistemológicas e comunicacionais. Para ministrar o curso, dois professores da Universidade de Coimbra: João Arriscado Nunes e Bruno Sena Martinhs, ambos do Centro de Estudos Sociais da universidade portuguesa. O curso tem carga horária de 30 horas e será ministrado de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018, das 8h às 17h. As aulas serão ministradas no prédio da Ensp e também no Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz.

Com coordenação da pesquisadora Inesita Soares de Araujo, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do PPGICS, ambos do Icict, e do pesquisador Marcelo Firpo Porto, do PPGSP/Ensp, o curso é voltado para alunos de mestrado e doutorado das duas unidades da Fiocruz, mas caso as 25 vagas não sejam preenchidas, está aberto também para alunos de pós-graduação de outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz e de outras instituições de ensino.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no curso, que está disponível no site da Plataforma SIGA – no link Inscrição>Informação e Comunicação em Saúde – Icict >Inscrição – entre os dias 2 e 29 de janeiro de 2018, anexando também carta de intenção e Currículo Lattes, além é claro de cópias de documento solicitadas na chamada pública do curso. Para outras informações, entre em contato com a Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) ou pelos telefones (21) 3882- 9033 e 3882-9063 ou ainda pelo e-mail gestac.ppgics@icict.fiocruz.br

Acesse a chamada pública e também informações sobre as “Epistemologias do Sul” aqui