Saúde do trabalhador

5 votos

     Refletir sobre a qualidade de vida de profissionais da saúde nos impõe alguns desafios, uma vez que pensar no cuidado com a saúde daquele que é cuidador transcende a simples aplicação de conhecimentos e normas técnicas, isso porque muitas variáveis interferem na saúde desses profissionais: uma rotina permeada de dor, sofrimento, convivendo diariamente com questões de vida e morte, além de uma carga de trabalho excessiva e muitas vezes em condições precárias (STALIANO et al., 2018).
Possuindo como base o supracitado, no dia 31 de maio de 2019, no município de Dourados-MS, foi realizada uma atividade voltada a saúde do trabalhador em uma das ESF da localidade. Atividade que foi guiada por um dos grupos da residência multiprofissional em saúde com ênfase na atenção cardiovascular – HU/UFGD (Fernanda Tobin- Enfermeira; Marcela Briguedo – Nutricionista; Solange Camilo – Psicóloga).
A atividade contou com a participação da enfermeira, técnicas de enfermagem, assistentes de saúde bucal e ACS’s da unidade e foram trabalhadas questões acerca de acidentes de trabalho, uso de EPI’S, alimentação saudável e saúde mental do trabalhador, além de uma dinâmica para descontração e reflexão sobre como a colaboração dentro da equipe pode promover saúde no ambiente laboral.
Essa foi uma pequena prática para emergir maiores debates que envolvam a qualidade de vida se profissionais da saúde, e a importância da criação de estratégias para a promoção da mesma.

#SaúdeDoTrabalhador
#OSUSQueDaCerto

*A publicação faz parte de uma atividade da disciplina Sus e Gestão em Saúde Pública da RMS/HU-UFGD. NÃO PRESENCIAL*