Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por estudantes médicos na UNOESTE.

17 votos

Os estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) são inseridos em sete Estratégias de Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Existe uma parceria Academia-Serviço firmada entre a UNOESTE e as Secretarias de Saúde das duas cidades. Acadêmicos conseguem colocar em prática os Princípios do SUS e as Leis 8080/90 e 8142/90 nos territórios adscritos às ESFs. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 para o curso de graduação em Medicina guiam o processo Ensino e Aprendizagem por meio dos eixos: Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho e Educação em Saúde. Essas Diretrizes estabelecem como uma competência geral do médico, o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), bem como a habilidade de decidir quais condutas são mais apropriadas, com base em evidências científicas. Outra competência sugerida pelas DCNs é a educação continuada, que está muito ligada à capacidade do futuro médico para utilizar as TICs.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente, organizaram uma Maratona de Conhecimentos relacionados à atenção básica. Após passarem um semestre na ESF, aplicando os Princípios do SUS, na prática, são convidados a testarem conhecimentos teóricos relacionados aos Processos de Trabalho em Saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica.
Facilitadores e acadêmicos entenderam que a tecnologia, sozinha, não dá conta de garantir uma educação de qualidade e de sucesso. O uso da tecnologia é válido, em educação, a partir do esforço conjunto de estudantes e professores para fazer com ela algo útil. No Curso Médico da UNOESTE/Campus de Presidente Prudente estudantes são convidados a experimentar situações de aprendizagem significativa, construindo conhecimentos, a partir das práticas e testando esse conhecimento em atividades lúdicas e prazerosas.
Os estudantes avaliaram como positiva a ação denominada “Maratona de Conhecimentos em Atenção Básica” envolvendo as TICs no aprendizado da legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde.

Referências:
Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Médica: perfil de uso de uma ferramenta de autoria de cursos na WEB no contexto de uma universidade pública.

Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R14191.pdf&ved=2ahUKEwjYp96dwdPiAhVsK7kGHbcQFjAEegQIARAB&usg=AOvVaw0qFITs7rFqkw0VCuK7eIB
Consulta em 05 06 2019 às 21h 41min.