Visita Simulada no PAPP/UNOESTE/PP. Sistematizando processos de trabalho na Atenção Domiciliar.

10 votos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, FAMEPP/UNOESTE, no Campus de Presidente Prudente, SP, insere os estudantes da Graduação em Medicina em oito Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.Existe uma parceria firmada entre Academia e Serviço (UNOESTE E Secretarias Municipais de Saúde de PP e AM).Os Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização, nos Ciclos Pedagógicos, com ocorrência mensal, para estimular a Reflexão nas Práticas, com foco na Política Pública de Promoção à Saúde.O Acolhimento, a Clínica Ampliada e o Apoio Matricial, associado ao Projeto Terapêutico Singular, são enfatizados como os elementos fundamentais para a Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar.A FAMEPP/UNOESTE conta com um Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), no qual existe uma “Casa Simulada”, para realização de Visitas Domiciliares pelos estudantes.
Os Facilitadores organizam um script, de acordo com os Objetivos de Aprendizagem. Existe um treinamento para os atores que ocorre previamente à realização da Visita Domiciliar Simulada (VDS).Após a realização da VDS, os Facilitadores organizam um “Debriefing”, com os estudantes do Curso Médico que participaram da Simulação. São abordados os Elementos de Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, a partir da criação de questões de aprendizagem, que serão respondidas pelos estudantes em um próximo encontro. As questões criadas pelos acadêmicos estão relacionadas ao Olhar Sistêmico, aos Tipos de Famílias que podem existir nos territórios ligados às ESFs visitadas, à Estrutura Familiar, ao Ciclo Vital, ao Genograma e Ecomapa.São abordados também, na VDS, os procedimentos mais comuns na Atenção Domiciliar e a Sistematização dos Processos de Trabalho em Saúde.
Cuidados Paliativos, Violência Doméstica e Óbitos no Domicílio também são alvo de Abordagem dos estudantes nas VDS.O grupo de estudantes e Facilitadores consideram como fundamental, a realização das VDS em ambiente protegido.
Referências:

GESTÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO DOMICILIAR.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_domiciliar_melhor_casa.pdf&ved=2ahUKEwj3h8rK46XkAhXsH7kGHQgFA48QFjAJegQICRAB&usg=AOvVaw3t4YP5r5WKUlMRIi4ChYCg
Consulta em 28 08 2019 às 12h 12min.