Trabalhadores da SMS de Fortaleza Discutem ações e Metas de Humanização para 2010
No dia 22 de abril o coletivo de trabalhadores da SMS de Fortaleza se reuniu para discutir ações e metas de humanização para 2010. Na oportunidade, tivemos a presença de trabalhadores e gestores de vários serviços da rede de saúde da prefeitura. A reunião foi conduzida por Adriana Melo (coordenadora da Política Municipal de Humanização) e Erasmo Ruiz (consultor da PNH para o Estado do Ceará). É importante ainda destacar a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr Alex Mont’Alverne que mais uma vez expressou o apoio de sua secretaria a implementação da Política Nacional de Humanização nos serviços de saúde do muinicípio de Fortaleza.
Dr Alex Mont’Alverne, Secretário Municipal de Saúde
Inicialmente foi feita uma avaliação sobre as dificuldades que a Politica Municipal de Humanização enfrenta, com destaque para a ausência de recursos financeiros específicos, depreciação material de alguns locais de trabalho, baixa integração da rede de atenção, limitações no monitoramente e avaliação das ações, descontinuidade de ações devido a mudança de gestores e a contratação de significativo contingente de novos trabalhadores não sensibilizados anteriormente a respeito dos métodos e diretrizaes da política. Ainda assim, a existência de uma política municipal de humanização institucionalizada, o apoio do secretário de saúde, o acúmulo realizado anteriormente e o protagonismo dos trabalhadores eram sinais positivos para a retomada e/ou explicitação de ações em andamento.
Adriana Melo, coordenadora da Política Municipal de Humanização
Foi estabelecido como meta a reestruturação do fórum de GTHs (já realizada), a construção de câmaras técnicas de humanização por regional, a formação de novos apoiadores institucionais a partir de oficinas, a difusão da PNH no nível central e demais áreas técnicas e a realização de um ciclo de seminários temáticos durante o ano de 2010, intitulado “PROVOCAÇÕES"
A percepção que se tem nesse momento é que as pessoas estão motivadas e que as ações de humanização em Fortaleza ganharam potência com a reestruturação do Núcleo Gestor da Política.
Por Emilia Alves de Sousa
Parabéns aos trabalhadores de saúde de Fortaleza
pela beleza de roda, para discutir as ações de saúde do
município!
Um abração!
Emília