Trabalhadores da SMS de Fortaleza Discutem ações e Metas de Humanização para 2010

14 votos

 

 No dia 22 de abril o coletivo de trabalhadores da SMS de Fortaleza se reuniu para discutir ações e metas de humanização para 2010. Na oportunidade, tivemos a presença de trabalhadores e gestores de vários serviços da rede de saúde da prefeitura. A reunião foi conduzida por Adriana Melo (coordenadora da Política Municipal de Humanização) e Erasmo Ruiz (consultor da PNH para o Estado do Ceará). É importante ainda destacar a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr Alex Mont’Alverne que mais uma vez expressou o apoio de sua secretaria a implementação da Política Nacional de Humanização nos serviços de saúde do muinicípio de Fortaleza.

Dr Alex Mont’Alverne, Secretário Municipal de Saúde

 

Inicialmente foi feita uma avaliação sobre as dificuldades que a Politica Municipal de Humanização enfrenta, com destaque para a ausência de recursos financeiros específicos, depreciação material de alguns locais de trabalho, baixa integração da rede de atenção, limitações no monitoramente e avaliação das ações, descontinuidade de ações devido a mudança de gestores e a  contratação de significativo contingente de novos trabalhadores não sensibilizados anteriormente a respeito dos métodos e diretrizaes da política. Ainda assim, a existência de uma política municipal de humanização institucionalizada, o apoio do secretário de saúde, o acúmulo realizado  anteriormente e o protagonismo dos trabalhadores eram sinais positivos para a retomada e/ou explicitação de ações em andamento.

Adriana Melo,  coordenadora da Política Municipal de Humanização

 

Foi estabelecido como meta a reestruturação do fórum de GTHs (já realizada), a construção de câmaras técnicas de humanização por regional, a formação de novos apoiadores institucionais a partir de oficinas, a difusão da PNH no nível central e demais áreas técnicas e a realização de um ciclo de seminários temáticos durante o ano de 2010, intitulado PROVOCAÇÕES"  

 

A percepção que se tem nesse momento é que as pessoas estão motivadas e que as ações de humanização em Fortaleza ganharam potência com a reestruturação do Núcleo Gestor da Política.