DF inaugura Pronto Socorro com salas de parto humanizado

12 votos

Hospital Regional do Gama tem agora 10 salas para realizar procedimentos do pré ao pós-parto

 

O Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia foi inaugurado no Hospital Regional do Gama, com a presença do secretário de Saúde, Joaquim Barros Neto. A ala foi reformada e está apta a atender às exigências do Ministério da Saúde, que determina espaços exclusivos nos hospitais da rede pública para a realização de partos humanizados. A previsão é que a nova estrutura receba os primeiros pacientes ainda esta semana.

Apesar da reforma na parte elétrica e hidráulica, o espaço físico
continua o mesmo. Já o aproveitamento dos 706 metros quadrados
que o compõem, mudou. Desde ontem, a ala conta com duas salas de espera – uma para as parturientes e outra para a recepção -, 10 compartimentoscom 12 leitos para a realização do parto humanizado, um espaço para a assistência ao recém nascido,
outra para admissão e exames,três depósitos,uma sala para o atendimento a vítimas de violência, 11 banheiros, incluindo dois para portadores de necessidades especiais, posto de enfermagem e rouparia.

Para o diretor do HRG, Robson Umbelino, o grande destaque são as 10 salas de PPP – sigla que significa Pré-parto, Parto e Pós-parto. Com elas, quando as gestantes chegarem ao hospital, serão admitidas na Unidade de Ginecologia e Obstetrícia e, imediatamente, encaminhadas a uma das salas PPP, que são individuais e estarão prontas a receber uma mãe e um acompanhante. Neste ambiente, sem precisar se deslocar de um
cômodo a outro no hospital, a gestante vai receber todos os  atendimentos necessários, do pré-parto ao pós-parto. Todos os procedimentos, inclusive o parto, podem ser acompanhados pelo
pai da criança.

O chefe da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do HRG, Humberto Magalhães, aponta que a novidade ajudará na locomoção
dos médicos e pacientes, que, anteriormente, dividiam- se em duas áreas específicas – a recepção e a internação. "Agora o trânsito ficará livre para ambos, além de proporcionar mais conforto. A mudança também incentivará a mulher a escolher o procedimento normal", acredita ele.

Para o secretário da Saúde, "atualmente, o HRG é o melhor hospital
público do DF" edeverá atendera "todas as demandas, desde as que optam pelos partos normais até as que utilizarão outros recursos da medicina". A reforma durou oito meses e custou R$ 1,2 milhão. Outras unidades do HRG, como o Pronto Socorro Infantil e o Lactário também passam por mudanças. No próximo semestre, começa a reforma do Pronto Socorro Adulto.

O Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia está sendo equipado
com camas e materiais que o HRG já possui, enquanto aguarda a compra dos equipamentos de maior complexidade, a ser realizada pela Secretaria de Saúde. Segundo previsão de Umbelino, as 10 salas de PPP entrarão em funcionamento até sexta-feira (7). De acordo com o secretário de Saúde, a aquisição dos equipamentos deverá ser rápida.

NORMAL X CESARIANA
Em 2006, o Governo Federal lançou uma campanha incentivando
mães e médicos a optarem pelo procedimento normal. De acordo com Ministério da Saúde, cerca de 40% das mulheres escolhem a cirurgia cesariana. O número aumenta quando se refere às que tem plano de saúde, chegando a representar 80% do total. Em  contrapartida, o Sistema único de Saúde soma 26% do método.

 

Reportagem de BIANCA MOURA, do Jornal Tribuna do Brasil – DF