O Protagonismo Ampliado no HumanizaSUS

12 votos

 

Gaúchos e gaúchas de todas as querências do Rio Grande do Sul, a mais bela prenda PNH desfila novamente nas passarelas da Escola de Saúde Pública, sendo contemplada pela Coordenação Estadual da PNH/RS – Escola de Saúde Pública, apoiada pela coordenara Estadual Dra. Sandra Vial: Diretora ESP juntamente com a equipe técnica responsável Magda Denise Ramison, Patricia Robinson, Guilherme Flach, Fátima Plein – Parceira Intersetorial, Coordenadora do CIES e Vice-Diretora da ESP.
A Coordenação Estadual da PNH/RS, na sua função de assessorar tecnicamente os coordenadores regionais de humanização, através do processo de educação permanente, objetiva fomentar a formação em serviço, atualizar, acolher, articular, e agregar experiências significativas aos processos de trabalho desenvolvidos pelas CRS’s em relação à PNH o SUS que dá certo, ampliando a rede de parceiros. Considerando a realidade e a necessidade institucional, foi proposto o desenvolvimento deste projeto de educação permanente com o objetivo de Instrumentalizar, informar e possibilitar aos participantes do curso o conhecimento sobre a PNH. Tendo enfoque na atenção e gestão do SUS, assim como acolher e sensibilizar os participantes do curso em relação aos avanços, desafios e possibilidades da Política de Humanização do SUS, fomentar o processo de integração e articulação dos diferentes atores sociais envolvidos no desenvolvimento do curso, possibilitando a construção de novas redes de apoio interinstitucional em relação à PNH.
Oportunizar espaços de construção coletiva e criativa dos atores sociais da Rede PNH/RS através, de módulos, rodas de conversa e dos dispositivos da PNH.
O Primeiro Módulo ocorreu nos dias 5 e 6 de abril do corrente ano,com conteúdo programático O SUS e a PNH.
Lá estava à professora Magda Denise Ramison executando a dinâmica de acolhimento fortalecendo a equipe de trabalho e ao mesmo tempo potencializando a REDE de companheirismo.
Neste momento tivemos a presença de Simone Paulon e Eduardo Mendes Ribeiro contando a história da Saúde Pública no Brasil e da PNH, interligandoa organização Institucional da PNH.
No segundo Módulo aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, com entusiasmo e encantamento dos atores envolvidos criando laços entres as coordenadorias.
Lá estava novamente a  Professora Magda Denise, a Psicóloga Patrícia Genrro coordenandoO Protagonismo Ampliado no HumanizaSUSem parceria com a enfermeira Ilse Melo, apoiadora Institucional do município de Santa Maria. Já no final do dia quatro de maio ficaram pactuadas e esquematizadas propostas de intervenção nas Coordenadorias Regionais de Saúde. Também ficou acordado com os delegados que estavam presentes no curso em sensibilizar os demais, enredando-os na Política de Humanização de modo que possa ampliar a eficácia das práticas em saúde, bem como qualificar essas práticas e ao mesmo tempo os espaços de trabalho, afirmando-o como importante lócus de realização profissional.