Quem cuida de quem?

13 votos

                     PNH em Palmeira das Missões

No dia 04 de maio de 2010, no espaço da Câmara Municipal de Palmeira das Missões, ocorreu um encontro sobre Política Nacional de Humanização promovido pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde se contou com a presença de Dário Pasche, Liane Righi, professores da CESNORS, universitários, Denize Mafalda (apoiadora institucional da PNH), gestores e trabalhadores de saúde dos municípios pertencentes à 15ª CRS.
Dário Pasche em sua brilhante apresentação trouxe para o coletivo a questão do cuidado; Quem cuida de quem? Oportunizando pensar a construção dos vínculos necessários para o cuidado. Com quem eu conto quando (eu ou minha família) necessito de cuidado? Outros temas foram abordados ao se analisar a organização do sistema de saúde, considerando as filas desnecessárias; o acolhimento e as relações “frias”, impessoais e burocrática; pessoas sendo tratadas como “coisa”, enfim a presença de práticas inaceitáveis por serem desumanizadoras. Salientou, também, que não se trata de humanizar o humano, mas enfrentar e lidar com relações de poder, trabalho e afeto.
O método da roda foi abordado a fim de promover o encontro entre os diferentes sujeitos, gestor, trabalhador e usuário, incluindo-os como protagonistas na construção de mudanças nos processos de trabalho, para isso faz-se necessário criar espaços coletivos buscando a solução dos problemas.  Não há uma receita pronta é preciso reinventar modos de fazer com co-responsabilidade e co-gestão objetivando avançar na resolução dos problemas, ou ainda do que intercepta o exercício da práxis com qualidade.
Liane Righi, reforçou a colocação de Dário, Quem cuida de quem?, e, lembrou Barbara Starfield em sua obra sobre Atenção Básica, destacou ainda que a autora defende a tese de que é ruim um sistema de saúde com muitos especialistas, assunto considerado polêmico, visto que, muitos acreditam ser a solução para alguns problemas de saúde. É no nível básico que se resolvem os problemas mais comuns da população; nele se organiza e racionaliza a distribuição de todos os recursos e estão as ações de prevenção, cura e reabilitação.
 
Denize Mafalda contribui relatando um pouco da experiência enquanto apoiadora institucional da PNH no município de Sagrada Família. E a roda de conversa instigou mais atores a mantê-la aquecida conquistando outros espaços…