Comitê Regional de Humanização do Médio Vale

14 votos

Encontro de maio 2010

O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí optou como parte de seu plano de ação neste ano cumprir o papel de espaço de estudos sobre a PNH pois tem se renovado em relação a participantes e também os que já compunham o grupo pretendem aprofundar-se na compreensão dos princípios, diretrizes e dispositivos que favoreçam um SUS público, e de qualidade. Todos os participantes tem se revezado na tarefa de trazer o debate sobre o tema para a roda.

Roda de Fevereiro 2010

Assim já estudamos os Determinantes Sociais da Saúde com a apoiadora (formada no curso de apoiadores de SC em 2009) Maristela Zancanaro de Blumenau na condução da fala inicial, utilizando textos de apoio e as vivências como Assistente Social no SUS.

Momentos de reflexão em Março 2010

Em seguida (no encontro seguinte) falamos dos princípios e diretrizes da PNH dando total atenção para o sentido que desejamos para a humanização no SUS. Neste momento dei o ponta pé inicial (Patrícia), mas o grupo mostrou-se muito envolvido com a PNH e compartilharam suas experiências nos grupos locais (municípios e instituições de saúde da região que são representadas no comitê – hospitais, sms, caps, ambulatório universitário, pastoral da criança, rede feminina de combate ao câncer, conselho municipal de saúde).

 

Acolhimento em Abril 2010

Com uma parada estratégica para multiplicar e chamar a reflexão dos coletivos locais a colega psicóloga Fabiana Maciel de Indaial nos ajudou com a diretriz Acolhimento não só pontuando os aspectos importantes da cartilha da PNH como fomentando o debate sobre outros sentidos e aplicações deste tema como dispositivo nas diversas instituições de saúde.

Dando seguimento aos estudos foi a vez de trazer as reflexões sobre Saúde e Trabalho no SUS. Neste momento propusemos um cochicho em grupos na busca de encontrar respostas para as questões: o que é trabalho na saúde? Qual a expectativa do gestor, do trabalhador e do usuário quanto a este trabalho? Depois de todos os grupos apresentarem suas conclusões, abrimos as falas para tratarmos de como organizamos os processos de trabalho na saúde, qual a efetiva participação do usuário neste processo, bem como a importância do diálogo entre os envolvidos no processo.

Todos estes momentos tem sido bons encontros e avaliamos que o comitê tem se fortalecido e cumprido seu papel de capilarização da política de humanização na região, pois agora vários grupos tem se fortalecido nestes encontros: em breve teremos eventos em Pomerode, sendo que já realizamos novos grupos locais em Gaspar, Brusque, Ascurra, Hospital Beatriz Ramos (Indaial).

Nosso próximo tema será a Clínica ampliada para a qual acreditamos ter muito a falar e a multiplicar.

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC