Mato Grosso a todo vapor

13 votos

Olá Amigos,

Mais do que a ata do encontro do Coletivo Ampliado da PNH em Mato Grosso na última sexta feira, dia 28/05/10, na ESP, gostaria de passar as boas noticias e novidades que vivenciamos….

       Primeiro a presença e participação de uma "nova" turma do Hospital Regional de Cáceres e dos nossos amigos de sempre representando os Hospitais: HGU – Hospital Geral Universitário, Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – HPSMC, Hospital do Câncer e HUJM – Hospital Universitário Júlio Muller e dos seguintes serviços: CEOPE – Centro de Especialidades Odontológicas para Pacientes Especiais, CRIDAC – Centro Reabilitação D. Aquino Correa, do CIAPS Adauto Botelho, Coordenação de Promoção em Saúde, além da presença da Superintendente de Políticas Públicas da SES/MT que fez questão de abrir um espaço na sua agenda, prá estar conosco e apresentar toda sua esperança e entusiasmo (habituais) na perspectiva da luta por um SUS cada vez melhor e mais humano, colocando-se a disposição deste coletivo nas ações possíveis neste final de governo.

       Ouvimos o relato empolgado de pessoal do HUJM que está construindo uma nova história do Comitê de Humanização do Hospital que, com o apoio do Superintendente atual, Dr. Elias, tem caminhado a passos largos na institucionalização da PNH naquele serviço, inclusive apresentando avanços como: regimento interno aprovado, relatórios de gestão, conseguindo recursos financeiros junto ao MS e outros parceiros e preparando para um Seminário de Humanização no Hospital, onde contam com a colaboração da Coordenação Regional e Nacional da PNH – para trazer consultores da Política que venham abrilhantar o encontro que estão construindo.

       Discutimos nosso próximo curso para Apoiadores da PNH- MT:

1) Apresentaremos neste mês ainda a proposta do Curso na Escola de Saúde Pública para a aprovação.

2) O curso será de Agosto a Dezembro – 2010, em dois dias, nas últimas quinta e sexta feiras de cada mês.

3) Serão 10 temas a principio: PNH-SUS, METODOLOGIA DA PROBLEMATIZACAO/GRUPOS, PLANEJAMENTO EM SAÚDE, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO, ACOLHIMENTO/AMBIÊNCIA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO HOSPITALAR E AMBULATORIAL, CO-GESTAO/DIREITOS DOS USUÁRIOS, CLÍNICA AMPLIADA/PROJETO SINGULAR TERAPÊUTICO, SAÚDE DO TRABALHADOR, REDES.

4) Precisamos de apoiadores formados no curso da PNH para atuar como formadores – tivemos a adesão de 8 pessoas e ainda precisamos de mais.

5) Os formadores receberão uma capacitação em julho e atuarão em duplas que apoiarão de 8 a 10 alunos.

5) O curso terá 70 alunos e como critério principal para seleção: os candidatos deverão já desenvolver ações na perspectiva da PNH nos seus locais de trabalho.

6) No encontro final teremos um Seminário Estadual aberto a apresentação de trabalhos e experiências em Humanização

       Estamos desenvolvendo um BLOG, que poderá ser acessado no seguinte endereço: https://coletivoampliadodapnhmt.blogspot.com

Bem estamos todos juntos e cada vez mais entusiasmados nesse trabalho que nos motiva e empurra para a luta por um SUS melhor e mais inclusivo