Implantação de Ações/Metas e Indicadores de Política de Humanização no SAMU 192 Fortaleza
A Secretaria de Saúde de Fortaleza, através do setor de Planejamento, vem implantando os Grupos de Políticas de Humanização em todas as suas unidades. Assim, foi realizada uma Oficina de Planejamento da Política Municipal de Humanização em 17/12/2009, que delineou o Planejamento de Ações/Metas e Indicadores para a Política Municipal de Humanização.
Ficou definido que após avaliação das Diretrizes de Co-gestão / Gestão Compartilhada, que cada unidade indicaria as opções a serem implantadas no seu âmbito gerencial. O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) SAMU 192 – Fortaleza participa nas discussões/elaboração de planos para a constituição urgente de um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e fornecimento de informações a nível epidemiológico, para o planejamento de ações para a Saúde do trabalhador.
Como centro de atividade, o NEP criou a homepage do SAMU 192 – Fortaleza (www.samu.fortaleza.ce.gov.br) e três e-grupos, onde a principal finalidade é a divulgação, para o público interno e externo, "do que é" e "o que está fazendo" o SAMU 192 – Fortaleza. Os e-grupos são um fórum permanente de diálogo, onde situações-problema são constantemente apresentadas e soluções são constantemente postadas. Na homepage, pesquisas de satisfação, divulgação de atividades e resultados do SAMU, publicação de artigos científicos e dados estatísticos para o gestor municipal são o forte.
Esse mesmo sistema virtual (homepage e e-grupos) serve como meio de educação permanente, principalmente através de um Sistema de Ensino à Distância (EAD), onde diversos cursos on-line são oferecidos para o público interno (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, telefonistas, administrativo, etc.).
Ao mesmo tempo, informações sobre a PNH e a formação do GTH e Conselho Gestor está mobilizando todo os funcionários, com envolvimento em massa dos médicos reguladores e interventores, que se oferecem para participar do processo de humanização do serviço e da preceptoria para a educação permanente em Urgência do NEP.
O principal Curso em funcionamento no EAD do SAMU 192 – Fortaleza é um fórum de diálogo com todos os médicos do serviço sobre a implantação dos Protocolos de Regulação Médica, com acolhimento e classificação de risco no atendimento à população.
Na referência e contra-referência, o NEP está em diálogo, com a Rede de Atenção Básica, de Atenção Secundária e de Saúde Mental implantando todo o fluxograma de recebimento dos pacientes atendidos pelo serviço. Para isso, está sendo essencial a participação do Conselho Gestor Municipal de Urgência e Emergência (COGEMUE), no apoio à esse rede de diálogo.
Internamente, o trabalho em rede envolve: Gerência do SAMU, Coordenação Médica, Coordenação de Enfermagem, Setor de Informática, Núcleo de Ensino e Pesquisa e a Ouvidoria do SAMU. Uma ampla reforma de infra-estrutura está ocorrendo no momento, para reforma da ambiência, com ampliação e otimização de espaços.
Por Ana Rita Trajano
Companheiros do SUS/SAMU de Fortaleza,
Com alegria vejo esta notícia sobre o trabalho em Fortaleza sobre SAMU e PNH. Venho desenvolvendo pesquisa de doutoramento sobre esta temática: Trabalhadores do SAMU e a PNH – um estudo sobre saberes, valores e competências sob o ponto de vista da atividade. Antes de iniciar esta pesquisa, atuei como consultora/apoiadora da PNH junto ao SAMU-Belo Horizonte, apoiando processos de Gestão Participativa e Valorização dos Trabalhadores. Então, podemos trocar experiências e saberes que vamos construindo no decorrer dessas trajetórias de luta pela Humanização do SUS e dos serviços de urgência, em especial. Gostaria de continuar a conversa com vocês. Faço parte desta Rede, acompanho sempre a publicação dos posts. Saudações "susistas"!
Ana Rita Trajano
Belo Horizonte, Minas