Hospital municipal Sandra Celeste em Natal triplica atendimentos

11 votos

Atendendo à solicitação do grupo tecendo redes da PNH no RN, divulgo matéria da assessoria de imprensa da SMS de Natal veiculada no site

www.natalpress.com.br/saude.php

 "Essa notícia deve ser divulgada à exaustão, pois devemos repontuar que ao darmos estrutura e condições de trabalho aos serviços públicos, eles respondem imediatamente. Isso tem que ficar claro para a população."
Marcelo Manduca (Presidente do Conselho Municipal de saúde de Natal)

Hospital público Municipal Sandra Celeste em Natal triplica atendimentos

Os profissionais de saúde do Hospital Infantil Sandra Celeste estão surpresos com a quantidade de usuários que vem buscando os serviços pediátricos nos últimos dias. O atendimento praticamente quadriplicou. Só hoje (07), de manhã até o início da noite (18 horas) já tinham sido atendidas 178 crianças no pronto socorro da unidade e mais de 80 no serviço ambulatorial.

De acordo com a diretora da unidade que é referência na rede municipal de saúde, Telma Pereira, além do crescimento inesperado da demanda de pacientes, outro fato que tem chamado atenção é o perfil dos novos usuários. A maioria confirma que é cliente de planos de saúde que estão encontrando dificuldades de atendimento na rede privada. "À noite, principalmente, chegam pais em carros de luxo trazendo os filhos para consultas, pois já souberam que aqui o atendimento é 24 horas, com equipe treinada e especializada, contando com três pediatras por plantão, com toda estrutura de exames de sangue, raio x, e ainda tem o retorno ambulatorial", confirmou a diretora.

Inaugurado em setembro do ano passado, o Hospital Infantil Sandra Celeste atendia até o mês passado cerca de 100 crianças por dia. Agora a procura está chegando a quatro vezes mais, lotando a unidade durante dia, noite e até na madrugada.

"Isso mostra que nosso trabalho é referência e está sendo eficiente por isso a procura tem aumentado. Por outro lado temos que explicar aos novos usuários que pelo crescimento inesperado da demanda, o tempo de espera para alguns pacientes pode ser um pouco maior, pois aqui temos um sistema de atendimento na urgência e emergência baseado na classificação de risco e não por ordem de chegada", explica a diretora da unidade.

Além do atendimento de urgência, a unidade também oferece clínica pediátrica e os usuários que procuram o Sandra Celeste já saem de lá com consulta marcada para o retorno no atendimento ambulatorial. "Nem na rede privada é oferecido um serviço assim. Somos realmente uma unidade referência e que bom que os usuários do setor privado estão conhecendo e passando a valorizar o serviço da rede pública que atende pelo SUS. Isso mostra que estamos no caminho certo", completa a diretora.