Trabalhadores do HILP em Teresina se capacitam para a preservação do meio ambiente
No período de 7 a 24 de junho, numa parceria com a Companhia de Água e Esgotos do Piaui e o SENAC, os trabalhadores do HILP participaram do Curso de reciclagem de garrafas pet, com o propósito de refletir sobre a educação ambiental, e provocar uma mudança de comportamento e atitudes frente ao meio ambiente, bem como aprender algumas técnicas artesanais com a utilização do lixo.
O curso foi operacionalizado em 2 módulos. O primeiro constou da parte teórica, em que foram trabalhadas as disciplinas de Educação ambiental e Segurança no trabalho, ministradas pelo professor Robson, em que foram exploradas questões relevantes, como: conservação do solo, redução do lixo e resíduos, preservação da fauna, flora, água, economia da energia elétrica, dentre outras.
No tocante à Segurança do trabalho, foram discutidos os temas: normas de higiene, segurança no trabalho, relações interpessoais e ética no trabalho, bem como, técnicas de reciclagem do lixo. As explanações foram enriquecidas com a apresentação de vários vídeos educativos sobre o meio ambiente e a segurança no trabalho, como forma de sensibilizar os trabalhadores para a importância da preservação do meio ambiente e a qualidade de vida no trabalho.
No 2° módulo, a Professora Texeira, especialista em artesanato com garrafa pet, trabalhou a parte prática ensinando, aos participantes, as técnicas de confecção de produtos artesanais com a utilização de garrafas pet. Também foi discutido o programa 3Rs que implica na Redução, Reutilização e na Reciclagem do lixo..
Dentro desse processo, foi fomentada a importância da reciclagem do lixo, e o aproveitamento de material, como latas de alumínio, vidro, plásticos, papel ondulado na confecção de produtos artesanais decorativos e de bijuterias.
Os participantes aprenderam a confeccionar vários produtos com o uso da garrafa pet, como vassouras, objetos utilitários, peças decorativas e bijuterias.
O curso foi realizado no prédio da AGESPISA que fica em frente ao Hospital, e contou com a participação de 30 trabalhadores.
O encerramento contou com as presenças da Drª. Thânia, representante da AGESPISA, Dr. Passos, Diretor Geral do HILP, e com a Coordenadora do GTH do Hospital, os quais ressaltaram a importância do curso para a redução do impacto ambiental a partir da reciclagem do lixo.
No encerramento do curso foi realizada uma exposição dos trabalhos produzidos, o que deixou os participantes otimistas, pela oportunidade de mostrarem os seus talentos artísticos, e pela possibilidade de conquistarem uma nova fonte de renda com a confecção e a comercialização dos produtos, aumentando assim, o rendimento mensal familiar.
O evento faz parte de um conjunto de iniciativas que vêm sendo implementadas no HILP com vista a valorização da saúde do trabalhador.
Por Emilia Alves de Sousa
Companheiros,
Participar desse curso, foi muito gratificante, não só pela oportunidade de aprender algumas técnicas artesanais com produtos reciclados, mas pela possibilidade de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. Além disso, conheci vários vídeos interessantes sobre a previsão do impacto planetário, em função do aquecimento global. Coisa de arrepiar. Inclusive, sugiro a vocês que vejam o vídeo: Carta de 2070. É chocante!
Um abração
Emília