Trabalhadores do HILP em Teresina se capacitam para a preservação do meio ambiente

12 votos

 

No período de 7 a 24 de junho, numa parceria com a Companhia de Água e Esgotos do Piaui e o SENAC, os trabalhadores do HILP participaram do Curso de reciclagem de    garrafas pet, com o propósito de refletir sobre a educação ambiental, e provocar uma mudança de comportamento e atitudes frente  ao meio ambiente, bem como aprender  algumas técnicas artesanais com a utilização do lixo.
O curso foi operacionalizado em 2 módulos.  O primeiro  constou da parte teórica, em que foram trabalhadas as disciplinas de Educação ambiental e Segurança no trabalho, ministradas pelo professor Robson, em que foram exploradas  questões relevantes, como: conservação do solo, redução do lixo e resíduos, preservação da fauna, flora, água, economia da energia elétrica, dentre outras.
No tocante à Segurança do trabalho, foram discutidos os temas:  normas de higiene, segurança no trabalho, relações interpessoais e ética no trabalho, bem como, técnicas de reciclagem do lixo. As explanações foram enriquecidas com a apresentação de vários vídeos educativos sobre  o meio ambiente e a segurança no trabalho, como forma de sensibilizar os trabalhadores para a importância da preservação do meio ambiente e a qualidade de vida no trabalho.
No 2° módulo, a Professora Texeira, especialista em artesanato com garrafa pet, trabalhou a parte prática ensinando, aos participantes, as técnicas de confecção de produtos artesanais com a utilização de garrafas pet. Também foi discutido o programa 3Rs que implica na Redução, Reutilização  e na Reciclagem do lixo..
Dentro desse processo, foi fomentada a importância da reciclagem do lixo, e o aproveitamento de material, como latas de alumínio, vidro, plásticos, papel ondulado na confecção de produtos artesanais decorativos e de bijuterias.
Os participantes aprenderam a confeccionar vários produtos com o uso da garrafa pet, como vassouras, objetos utilitários, peças decorativas e bijuterias.
O curso foi realizado no prédio da AGESPISA que fica em frente ao Hospital, e contou com a participação de 30 trabalhadores.
O encerramento  contou com as presenças da Drª. Thânia, representante da AGESPISA, Dr. Passos, Diretor Geral do HILP, e com a Coordenadora do GTH do Hospital,  os quais ressaltaram a importância do curso para a redução do impacto ambiental a partir da reciclagem do lixo.
 No encerramento do curso foi realizada uma exposição dos trabalhos produzidos, o que deixou os participantes otimistas, pela oportunidade de mostrarem os seus talentos artísticos, e pela possibilidade de conquistarem uma nova fonte de renda com a confecção e a comercialização dos produtos, aumentando assim, o rendimento mensal  familiar.
O evento faz parte de um conjunto de iniciativas que vêm sendo implementadas  no  HILP  com  vista  a  valorização da saúde do trabalhador.