Acolhimento: Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações, angústias, e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário.
10 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Ola meninas!!!
Obrigada pela a acolhida,e é claro que quero ajuda….Estou muito feliz por fazer parte dessa rede e quero melhor o atendimento entre o usuario e profissionais da saúde…Envolver todos em uma teia de relações e competências profissionais e comunidade..
abraços
Mariana
Diretora de Enfermagem HPSM-UMC(Hospital Pronto Socorro Municipal – Unidade Mista de Cacoal Rondônia
Sou estudante de Serviço Social, gostaria de receber mais informações, pois estou pensando em fazer meu TCC com bases dos instrumentos que posso conseguir junto ao SUS.
Bom dia,Lea…
Que bom que você quer desenvolver um TCC sobre o tema…SUS/Direitos dos Usúarios do SuS…..Hoje devemos estar envolvidas em poderes e saberes do diferente…
Pessoal, necessito de ajuda para a implantação do acolhimento com classificação de risco ….
Por Rejane Guedes
Bom dia Mariana.
Repassei seu apelo à lista de participantes da RHS.
Por enquanto indico um post que está na fila de votação e trata do assunto de seu interesse.
Espero que ajude.
Saudações nutritivas. Rejane Guedes (Natal/RN)
Mariana, em Ijuí também estamos em fase de sensibilização dos profissionais e dos usuários para implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, tanto no serviço de atendimento 24h que recebe as urgências do município e, em fase de ser transformado em UPA, como para a atenção básica.
Como disse, começamos o processo com a sensibilização do trabalhadores e profissionais neste momento, visto que, após muitas discussões os gestores estão sensibilizados e se reunindo com todas as equipes para discutir esta importante forma de reorganização do serviço como um todo.
Também estamos organizando os protocolos com base no Protocolo de Manchester (acho que é isso) para a UA24h e no Caderno de Apoio ao Acolhimento de São Paulo que, por sinal, agradeço muito o envio pela Marilene ainda no ano passado.
A consultora Liane nos auxiliou no início do processo, temos a universidade como apoio. Enfim, redes estão se formando para dar continuidade no processo e termos resolutividade.
Ainda sem muita experiência, mas a disposição para o que for necessário.
Por patrinutri
O Ministério da saúde a partir do trabalho dos consultores territoriais tem ofertado as diversas instituições ligadas ao SUS um apoio técnica nas diversas diretrizes da Política Nacional de Humanziação.
Para a Região Norte no momento temos Teresinha Moreira como referência .
Sugiro que você faça um contato com ela.
Lhe envio o email dela no seu email de contato para preservar a intimidade da colega.
Mas se há alguma dúvida específica seguimos em contato que poderei ajudá-la.
Patrícia S C Silva
Consultora da PNH
Cuidadora da RHS
Blumenau SC
Por Angela Vaz7
Percebo que falta muito esse acolhimento.Trabalhando na rede ambulatorial como enfermeira,percebo que um minuto de ouvi uma pessoa é muito importante.Ontem, um senhor procurou o serviço perguntando a recepçionista que havia vaga naquele momento, como já havia terminado o atendimento médico ela diz que que não.Ele ainda ficou ali parado,quando fui ao encontro dele perguntei oque precisava ele me diz que diz mais ou menos uma hora que começou sentindo forte cefaleia e dor no braço.Levei a sala de enfermagem aferir sua PA que estava em 160/100,chamei a ambulancia fiz um encaminhamento para o Pronto Socorro e agendei uma consulta para dia 03/06/11 com o medico da rede.Então,esse olhar é preciso é lógico que tem que está apaixonada pelo que faz ainda choro com determinadas situações fico feliz que com 23 anos de enfermagem não perdi a minha sensibilidade uma vez que ser enfermeira não foi escolhido por mim…mais sim alguém que fiz a minha escolha.
Olá queridos
eu vi o seu perfil hoje e algo sobre você me motivou a se comunicar com você, eu tenho algo especial para compartilhar com você, e para enviar mais das minhas fotos para você.
Contacte-me por e-mail,
[email protected]
Hello Dear
i saw your profile today and something about you motivated me to communicate with you, I have something Special to share with You, and to send more of my pictures to you.
Contact me via email,
[email protected]
Por Cláudia Matthes
Muito bom ver teu post na rede!
Rondonia chegando junto, atravessando o mapa, Esquentando a rede!
Estamos aqui para facilitar, se precisares é só chamar:
Jacqueline Abrantes – RGN
Patricia Campos – Satna Catarina
Cláudia Peju – Rio Grande do Sul
Editoras da Rede HumanizaSUS