Goiânia sediará encontro nacional de práticas populares e educação popular e saúde

13 votos

   

 

 

Informe ENSP

Matéria: https://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/noticia/index.php?id=22171

 

Goiânia sediará encontro nacional de práticas populares e educação popular e saúde 14/07/010

Entre os dias 29 e 31 de julho, Goiânia sediará o III Encontro da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde e I Encontro Nacional de Práticas Populares de Saúde, uma realização da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Espera-se reunir no evento cerca de 600 participantes, entre integrantes de movimentos populares de saúde, de comunidades rurais e indígenas, de movimentos de portadores de síndromes, além de gestores e pesquisadores da área da saúde pública e da educação popular e saúde. As atividades serão realizadas em espaços das universidades parceiras, localizados no Setor Universitário.

O objetivo do encontro é articular sujeitos envolvidos com movimentos e práticas de educação popular e saúde para contribuir com a construção do Projeto Popular para o Brasil, frent! e aos desafios de efetivar a saúde enquanto direito. Esse projeto popular é parte da elaboração da Política Nacional de Educação Popular e Saúde, em curso pelo Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde (CNEPS), instância criada nas movimentações da Aneps. Todo esse processo parte da reafirmação do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista popular e aponta para a necessidade de discutir as questões da saúde a partir das demandas populares regionais e da perspectiva de solidariedade entre os povos.

A memória da participação histórica de Goiás na luta nacional pelo direito à saúde é destacada e homenageada nesse evento com o símbolo da Lamparina (ver cartaz em anexo), símbolo do Meio Grito, um manifesto pelo direito à saúde feito por trabalhadores rurais e movimentos de saúde em Abadiânia, interior do estado, na década de 70. Integrantes desse manifesto estarão no evento apresentando canções populares que fizeram parte de sua luta há quase quarenta ano! s. O Movimento Popular de Saúde de Goiás (MOPS-GO), também pro! tagonista dessa luta, no interior e na capital, também participa do encontro.

Além das Grandes Rodas de Conversa, espaços amplos de discussão e deliberação política, o encontro conta com diversas atividades, como oficinas e pequenas rodas de discussão coordenadas por integrantes de entidades e movimentos de todo o país, e uma grande Feira de Saberes e Práticas de Saúde Popular. Todas as atividades serão abertas aos participantes. As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa pelo site da Aneps, www.aneps.org, onde também está disponível a programação completa do evento.

O que é a Aneps?

A Aneps, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, nasceu há sete anos, em 15 de junho de 2003, por iniciativa de movimentos e práticas de educação popular e saúde existentes no Brasil, que se propuseram, juntos, a pensar p! olíticas públicas para o SUS, contribuir com as Conferências Nacionais de Saúde e participar do desenvolvimento de processos de aprender-ensinar em saúde nos estados brasileiros. Os primeiros movimentos articulados como Aneps foram a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem); o Projeto Saúde e Alegria/GTA; o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR); o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); o Movimento dos Sem Terra – Coletivo de saúde; o Mops e a Rede de Educação Popular e Saúde. Hoje, são centenas os movimentos e práticas articulados, em todo o território nacional. Durante o VII Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Aneps realizou a sua primeira plenária nacional, no dia 2 de agosto de 2003, quando se constituíram os núcleos estaduais de coordenação provisórios. Mapeamentos, dois encontros nacionais, vários encontros ! estaduais, conferências temáticas estaduais, rodas de conversa! s e inume! ráveis outras atividades, ações e projetos estão animando a articulação em todo Brasil. Nessa caminhada de sete anos de existência da Aneps, merece destaque a parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica Participativa (SGEP/MS). Dos laços politicos entre a educação popular e SGEP nasceu o Comitê de Educação Popular em Saúde – CNEPS, que hoje articula a proposta de uma Política Nacional de Educação Popular e Saúde para o estado brasileiro.

Programação

29/7/2010, quinta-feira
8 às 9h30 – Hora da Chegada: Roda de Integração e apropriação dos espaços.
10 às 12h – Grande roda: Espiral Histórico – A trajetória da Aneps;
14 às 18h Oficinas e Rodas de Conversas

Oficinas

– A educação popular e a rede continental de saúde do trabalhador:
– Projetos Vidas Paralelas – diálogo entre os trabalhadores latinoamericanos;
– Educação popular, saúde e direitos das mulheres na diversidade socioc! ultural;
– Educação popular e política públicas em DST/Aids;
– Educação popular na Humanização das Práticas no SUS;
– Educação popular e o Projeto Visa Mobiliza;
– Parteiras e parto no SUS: diálogos políticos, populares e culturais;
– “E aí cara, vamos nessa?” Educação popular, cultura e saúde na diversidade;
– A Política Nacional de Educação Popular em Saúde – PNEP-SUS: novos jeitos e pensar e agir em saúde.
– Integralidade no cuidado ao lúpus e outras doenças autoimunes;

Rodas de Coversa

– Protagonismo estudantil na formação para o SUS: produzindo mudanças no trabalho, no cuidado e na gestão através da extensão popular;
– Práticas Integrativas e populares de saúde e a inclusão nos processos de trabalho no SUS;
– Política Nacional de Saúde da População do Campo e da Floresta: os territórios da cidadania e a educação popular em saúde;
– Fome, alimentação saudável e susten! tável numa perspectiva da segurança alimentar, nutricional, so! berania a! limentar e risco sanitário – potencialidades da educação popular na operacionalização das políticas públicas;
– A produção coletiva de conhecimento e a sistematização de experiências: reflexão pesquisa e participação popular;
– Diálogo e Mística – cultura, saúde e religiosidade na perspectiva da educação popular;
– Cerrado: da resistência brota a Vida;
– Cultura, arte, gênero e Saúde dos Homens;
– Saúde e diversidade na interconexão com os Direitos Humanos.

19h – Grande roda de abertura

Artistas populares das regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

30 de Julho de 2010 – Sexta-feira

8h30 às 11h – Grandes rodas de conversa:
Rodas 1: Saúde, poder e solidariedade entre os povos: práticas e experiências populares e saúde;
Rodas 2: A luta pela saúde como direito dos povos: desafios na construção do projeto popular da saúde no Brasil.

14 às 18h – F! eira de Saberes e Práticas

Troca de saberes e cultura: práticas populares integrativas de cuidados e produção da saúde.

I Seminário Nacional da ANEPOP – Articulação Nacional de Extensão PopularI Encontro estadual da CIES – Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço em Goiás

Reunião do MOPS – Movimento Popular de Saúde

19 às 22h – Grande Roda de conversa 3

O Papel do Comitê de Educação Popular em Saúde – CNEPS e das Frentes Parlamentares na criação e implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

31 de Julho – Sábado

8 às 10h – Grande roda de conversa 4
Contribuição da educação popular para fortalecimento do Controle Social no SUS.
14h – Plenária de encerramento e avaliação.
15h – Caminhada da educação popular.

III Encontro Nacional da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde
I Encont! ro Nacional de Práticas Populares de Saúde
Tema Central:! Projeto ! Popular para o Brasil e seus desafios: saúde como direito

Temas de conversa:
– Saúde, poder e solidariedade entre os povos: Práticas e experiências populares e saúde
– Luta pela saúde como direito dos povos: desafios na construção do projeto popular da saúde no Brasil.
– Locais: Faculdades de Odontologia, Farmácia, Direito e Educação do câmpus I da Universidade Federal de Goiás.

Endereço: Praça Universitária – Avenida Universitária com a 5ª Avenidas S/N, Setor Universitário. Goiânia, Goiás CEP: 74605-220.

Data: 29, 30, 31 de julho de 2010.
Contatos: [email protected] ou pelos telefones; Ivanilde: 9636-9779 (Vivo), 81153717 (Tim), Tatiana: 9291-6959 (Claro), 62-85858362 62 -85858362 (Oi)

Informações e Inscrições: www.aneps.org.;

https://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/noticia/index.php?id=22171