SESAU SE PREPARA PARA CERTIFICAÇAO NA ISO 9001:2008 A Qualidade com foco na Politica de Humanização do SUS

10 votos

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande/MS, buscando a melhoria de seus serviços e atenta as mais recentes tendências nas diversas áreas da saúde pública de transformar a qualidade em alta prioridade, formaliza no próximo dia 16 o inicio do processo de Certificação na ISO 9001: 2008, na Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino (UPA C. Antonino).









Sistemas de Gestão da Qualidade têm sido desenvolvidos no Brasil e no mundo para a melhoria da gestão da saúde, embasados na norma de Gestão da Qualidade da ISO – Organização Internacional de Normalização, uma entidade não governamental sediada em Genebra, na Suíça, da qual participam mais de 160 países – dentre eles o Brasil, através da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e do INMETRO. A ISO é uma organização de alta credibilidade, respeitada e conceituada em todo o mundo, que desenvolve especificações de padrões para definir características, regras e guias para produtos/serviços que possam ser usados em todo o mundo.

 

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, mantendo o seu foco na modernização da oferta de serviços em saúde está se preparando para acompanhar esta nova realidade internacional, cujos resultados têm eficácia e eficiência comprovadas. Para tal, inicia partir do dia 16 de julho próximo o processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino (UPA C. Antonino).

 

Este será um Programa piloto que deverá ser estendido com fins de certificação na Norma ISO 9001:2008 e tem como foco prioritário no seu escopo de certificação a melhoria do atendimento aos usuários da saúde pública municipal. O ultimo levantamento formal realizado sobre a quantidade de empresas certificadas em todo o mundo mostrou que em torno de 1 milhão de organizações já estão certificadas nessa norma de Gestão da Qualidade.

 Os benefícios decorrentes da Gestão da Qualidade baseada nos requisitos da ISO 9001 são inúmeros e rapidamente percebidos por todos os envolvidos – tanto funcionários quanto usuários dos serviços de Saúde Pública e destacamos aqui:

 

– a garantia de serviços competentes, eficazes e seguros;

– homogeneização e padronização dos serviços oferecidos;

– união e capitalização de esforços para aprimorar continuamente os serviços prestados aos pacientes e familiares;

– o uso eficiente dos recursos;

– aumento da satisfação dos usuários;

– fortalece ações de humanização do atendimento;

– a melhoria contínua dos processos e serviços prestados;

economia de tempo e custos;

– transparência dos processos internos;

– prevenção de falhas ao invés de suas correções.

 Dessa forma a SESAU dá mais um passo rumo aos mais novos conceitos mundiais que preconizam que a qualidade do atendimento de saúde, onde os usuários e trabalhadores são colocados em primeiro lugar e onde a oferta de serviços não atende só às normas técnicas de qualidade, mas também satisfaz à necessidade que os usuários e trabalhadores têm de outros aspectos da qualidade, tais como respeito, informação relevante, acesso à equidade.

 Na SESAU o processo de preparação para certificação na ISO 9001:2008 será realizada e acompanhada pelos usuários, trabalhadores e gestores, atendendo aos princípios da Política Nacional de Humanização, no qual são atores fundamentais para o sucesso desse novo desafio.

Texto da Consultora Lidia Marques com apoio da Equipe HumanizaSUS SESAU