Hospital da Criança: Humanização e Voluntariado

13 votos

O Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA, foi inaugurado em Agosto do ano de 2000, este ano completa 10 anos de serviços à população. Atualmente é o único hospital infantil da rede pública do Estado de Roraima, sendo referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta instituição está localizada na capital de Boa Vista e atende a crianças e adolescentes até 15 anos em seu ambulatório e na emergência até 12 anos, oriundos de todos os municípios de Roraima, como também a demanda de países vizinhos, como a Venezuela e a Guiana Inglesa e das diversas comunidades indígenas da região. O Hospital atende cerca de 300 crianças (emergência e blocos) por mês e uma média de 280 crianças por dia no ambulatório, a unidade busca oferecer um atendimento pautado no respeito à dignidade do ser humano com suas peculiaridades culturais, físicas, psicológicas, sociais, ou seja, um atendimento humanizado e de qualidade que o atenda bem, considerando suas especificidades.

            A Humanização do HCSA busca valorizar os usuários (pacientes e acompanhantes), e os trabalhadores, com base nos dispositivos da Política Nacional de Humanização. No intuito de diminuir a angustia e ansiedade são ofertadas de ações diferenciadas voltadas para os usuários e acompanhante, como classe hospitalar para acompanhamento escolar às crianças internas em idade escolar; auxílio familiar com contemplação de uma cesta básica de alimentos à pacientes de famílias carentes; clube das mães com atividades culturais às mães das crianças internas e apoio espiritual nos leitos, através de voluntários, alem de sessões de relaxamento. No intento de valorizar o trabalhador, trabalhar a auto-estima e reduzir o estresse decorrente do ambiente hospitalar são desenvolvidas ações como: alfabetização de servidores; relaxamento e sessão beleza.                      

            Em relação à Ambiência, o HCSA foi especialmente adaptado pensando em seu publico alvo – as crianças, com decoração temática e brinquedoteca. E considerando a necessidade da população indígena do Estado de Roraima e países visinhos, haja vista que essa população não reconhece fronteiras, foi desenvolvida uma enfermaria especialmente para a população indígena, buscando respeitar sua cultura e especificidades.

            Muito temos ainda a caminhar na implementação da PNH no Hospital da Criança, e alem dos profissionais de saúde emprenhados nessa tarefa, muitas pessoas procuram o Hospital da Criança Santo Antônio para fazer trabalho voluntário ou ser um parceiro da instituição, e tem contribuído sobremaneira no desenvolvimento da Humanização no HCSA.

Esse ano o HCSA participou do Desfile cívico-militar em comemoração aos 120 anos da Capital Boa Vista, e levou os voluntários (foto) para abrilhantar sua participação. Participaram do Desfile 300 profissionais das Unidades Básicas de Saúde, da Atenção Especializada e Vigilância Em Saúde.