4º ENCONTRO DO GTH SESAU CAMPO GRANDE/MS

10 votos




O 4º Encontro do GTH – SESAU, realizado na Escola de Governo (EGOV) no dia 20 de julho de 2010, iniciou com a Equipe da Coordenação da Política de Humanização do SUS e Gestão Participativa, acolhendo o grupo, apresentando os novos componentes e parabenizando os aniversariantes. Foi apresentada a pauta do dia e o Painel Acontecendo, no qual foi atualizado no anexo 01.


No primeiro Momento os participantes foram separados em grupo e passaram a responder os seguintes questionamentos: O que queremos como Usuários do SUS? O que queremos como Trabalhador da Saúde? O que queremos como gestor? O que queremos como Sociedade? Com este exercício, o grupo foi instigado a se posicionar como usuário, como trabalhador, como gestor e sociedade.

Um dos grupos sentiu necessidade e solicitou a presença dos representantes dos usuários do Conselho Municipal de Saúde, ampliando assim as respostas do que os usuários querem e esperam do SUS.

No decorrer das discussões os componentes do GTH observaram a integralidade das necessidades e o inter relacionamento das falas.

Foi apresentado o vídeo 01 e 02, do Programa Gespública do Ministério do Planejamento, orientado para a Gestão de Excelência do Serviço Público, citando a Pesquisa de Satisfação e Carta de Serviços como elementos essenciais ao processo de Gestão, com foco no resultado que queremos, justificando os questionamentos anteriores.

Apresentamos os desafios da PNH decorrentes da busca da integralidade, a inseparabilidade entre a clínica e política nos processos de produção de saúde e autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos, princípios estes que serão essenciais para a elaboração do Plano de Ação para o GTH.

Os componentes do GTH foram informados a respeito de uma Pesquisa de Satisfação do GTH enviada aos e-mails pessoais. Esta Pesquisa auxiliará na busca dos anseios deste grupo, objetivando uma avaliação dos encontros realizados e norteando ações futuras. 

No segundo Momento ainda em grupo, foram discutidas algumas temáticas para serem traçadas, dentre elas: objetivos do GTH, ações a serem realizadas (plano e cronograma), onde queremos chegar (missão e valores) e metodologia (como vamos fazer). Todos os grupos apresentaram sugestões nas quais serão revisadas no próximo encontro do GTH.

EQUIPE HUMANIZASUS SESAU