Trabalhadores, Gestores e Profissionais de Saúde do Piaui discutem Gestão e Atenção

13 votos

Produzir mudanças no modo de cuidar e gerir é um desafio que deve ser enfrentado pelos profissionais de saúde, gestores e trabalhadores da saúde. Esse tema foi abordado hoje(5) pela  Consultora do Ministério da Saúde, a enfermeira, Marilene Wagner, no 4 Módulo do Curso de Formaçào de Multiplicadores da Politica Nacional de Humanização-PNH, em Teresina-Pi. Segundo ela, essa discussão é importante no sentido que a própria PNH surgiu devido ao numero significativo de queixas dos usuários do SUS referentes aos maus tratos nos hospitais e “precisamos provocar as mudanças para melhorar o atendimento ao usuário´.

 

Segundo Marilene Wagner, é necessário ampliar a discussão da saúde pública com servidores e usuários em busca de propostas para melhorar o sistema. “O importante é trazer a gestão para perto das pessoas, procurando melhorar o trabalho e aumentar a resolutividade”, explica.

Como alternativa, ela propõe uma prática com sistema de gestão colegiada que assegure a concretização das diretrizes estabelecidas, garantido a motivação, a capacidade de reflexão, o aumento da auto-estima, a valorização da criatividade dos trabalhadores; assegure o papel dos profissionais; estimule a responsabilidade social.

O membro da Camara Técnica de Humanização da Materindade Evangelina Rosa, Lourival Oliveira,  coloca como sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas é a questão da gestão centralizada que dificulta o processo de trabalho nas Unidades de Saúde.