Humanização dos Profissionais que Trabalham na Área de Saúde.
A humanização é uma palavra de sentido muito amplo, que engloba vários temas.
Sou Educadora, e dou aulas de Humanização em Cursos Técnicos de Enfermagem, e é surpreendente o numero de futuros profissionais que estão insatisfeitos em algum aspecto da sua vida de forma tão intensa, que extravasam em sua atuação profissional, chegando a tal ponto de se endurecerem de forma a não perceber e nem interagir com a ternura e espontaneidade de uma criança. Claro que não se aplica a todos profissionais, mas infelizmente uma grande parte precisa de apoio para que consigam melhorar sua situação interna para que consigam perceber com bons olhos o mundo a sua volta.
Dentro da minha prática, procuro levar meus alunos a vivencia sensorial e afetiva despertada através da visita a Creches, Lar de Anciões, APAE, e Clube da Terceira Idade, para que possam perceber a vida sobre todas as nuances e belezas especiais, e isso me permite observar e sentir como aquelas pessoas e futuros profissionais da área de saúde estão dispostos a esta interação e empatia, despertada pela conexão humana, e na maioria das vezes me surpreendo com a falta iniciativa em interagir nestas situações e o mecanicismo técnico colocado como escudo e base para as ações.
Convido-os a intensificar a experiência, conversando, se conectando e tocando os anfitriões e percebo a falta de tato em iniciar uma pequena conversa ou oferecer um cuidado, a partir daí proponho um caminho de volta, que ele voltem para dentro de si mesmos e procurem perceber o que excede ou falta dentro do peito, para que se quebrem os bloqueios e eles voltem a ver o outro de fato um semelhante que merece respeito, carinho, toque e atenção.
O processo é um rico aprendizado para mim principalmente, posso ver que além de toda metodologia pratica e teórica de procedimentos, o profissional tem se submeter a uma metodologia que promova uma alfabetização emocional e humanitária para que ele entenda bem o sentido de ser um cuidador.
É notório que existem profissionais que tem o domínio da técnica inquestionável, mas tem a relação humana de forma superficial e enfraquecida, que os leva a sem perceber de forma essencial que interagem de forma fria e mecanicista, que leva a experiencia de estar em sua presença ou aos seus cuidados, uma experiencia cruel e insalubre, de modo a não permitir que a conexão entre pessoas possa trazer a tona toda beleza e riqueza que nele contém.
Moral da Historia: É preciso sensibilizar estes profissionais, primeiro trabalhando em si mesmos para que então estejam prontos para o ato de cuidar.
Humanização Já!
Por NHANHANHA
Você diz… "Sou Educadora e dou aulas de Humanização em Cursos Técnicos de Enfermagem e é surpreendente o numero de futuros profissionais que estão insatisfeitos com a sua vida a tal ponto de se endurecerem de forma a não interagir nem sequer com uma criança. Claro que não se aplica a todos profissionais, mas infelismente…" então tá né….