Primeira turma do SUStentar

13 votos

 Logo do projeto SUStentar

Trinta acadêmicos dos cursos superiores de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia iniciaram hoje, 16/08/2010 as atividades voluntárias no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Eles fazem parte do Projeto Sustentar, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e outras instituições públicas e privadas a fim de promover a aproximação dos estudantes de cursos da área da saúde com o Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade tem duração de seis meses.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo secretário estadual de Saúde, Rodolfo Pereira, às 08 horas, no auditório do HMINSN. Logo após a cerimônia, os novos estagiários da Unidade iniciaram um trabalho de formação, que se estenderá até quarta-feira (18). Inicialmente foram abordados assuntos relacionados ao controle de infecção hospitalar, Política Nacional de Humanização PNH). Em sequência os temas serão: aleitamento materno e rotina de funcionamento da unidade. Somente na quinta-feira os voluntários estarão efetivamente habilitados para a rotina na Unidade.

Durante todo o período de estágio outros cursos serão oferecidos aos estagiários, a intensão é contribuir com a formação dos futuros profissionais e ao mesmo tempo oferecer uma experiência de convivênciade com a rotina do SUS. Além disso, como uma das estratégias de implementação da PNH é a inclusão de seus conteudos nos curriculos dos cursos de graduação e pós-graduação o SUStentar estará ampliando o debate em torno da humanização do SUS e levando os acadêmicos, futuros profissionais, a refletirem sobre o movimento de humanização da saúde do Estado de Roraima.

Para a diretora-geral da Maternidade, Ana Carolina Brito, trata-se de mais uma parceria de governo, a qual o HMI será parte do plano piloto e poderá contribuir para a formação profissional desses acadêmicos. " Receber esses universitários que em pouco tempo serão profissionais, é contribuir para a qualificação da mão-de-obra e proporcionar melhorias no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde", frisou.

Os 30 estagiários serão divididos em duas turmas de 15 e prestarão serviços voluntários por 20 horas semanais (uma turma pela manhã e outra à tarde). O estágio, que tem duração de seis meses, pode ser renovado por igual período. A cada semestre será aberto novo edital para seleção dos novos voluntários.

Conforme Ana Carolina, a seleção dos atuais estagiários se deu por análise curricular, uma vez que a procura foi maior que a demanda ofertada pela Maternidade [30 vagas].

 

O PROJETO

Trata-se de um projeto com ações extracurriculares que contemplará inicialmente a Maternidade, podendo se estender às demais unidades de saúde da rede estadual. Além de promover um avanço na carreira profissional do acadêmico, o projeto prevê também a melhoria do atendimento ao usuário do SUS, por meio de um relacionamento mais humanizado.

O presente projeto é uma iniciativa da Assessora de Humanização juntamente com um grupo de funcionários da Secretaria de Saúde que desejam contribuir com a implementação da Política Nacional de Humanização do SUS visando aproximar os acadêmicos do Sistema Único de Saúde contribuído com a humanização dos serviços de saúde no Estado de Roraima. Leia o projeto na íntegra (clique aqui).

 

Secretário de Saúde, Rodolfo Pereira, participou da abertura do evento.

 Secretário de Saúde fez a abertura do evento

Os acadêmicos ouvindo as palavras iniciais do Secretário de Saúde.

 Os acadêmicos ouvindo as palavras iniciais do Secretário de saúde

O Diretor Geral, Alexandre Peloso, fala da satisfação em receber o grupo de estagiários voluntários.

A apresentação dos estagiários foi um momento de descontração.

A Diretora de Ensino e Pesquisa, Bianca Costa, saúda os novos estagiários.