Quem pensa que só os trabalhadores de saúde "cuidam" dos usuários, pacientes, engana-se! Olha aí a D. Nilza com o xarope, esse já é o terceiro vidro que "ela me faz tomar" para a asma… Posso afirmar que diminuí muito os medicamentos nos últimos meses. Um xarope que ela faz, porque o Sr. Siloé, sentado ao seu lado, "campeou" as ervas nas redondezas do bairro: "poejo, casca do angico, casca do cedro" – diz ele. E a D. Nilza complementa a receita, "cerno do cambará, limão, macela", e outros tipos de chás que são segredinhos, junto com todo carinho, afeto que ela coloca 😀 Mas se alguém tiver umas folhas de guaco, ela agradece, pois nunca consegue por aí…
Um SUS que é feito por todos, onde todos os saberes são valorizados, poderá ser privatizado??
O Sr. Adão mostra os adesivos "Não à privatização do SUS", em evento que acontecerá na nossa cidade, no próximo sábado!!
Este é mais um dos grupos HIPERDIA, que acontecem semanalmente, "Grupos de SAÚDE", grupos abertos, no qual estreia também a Fátima, com a presença sempre afirmativa da outra apoiadora da PNH, Adriana Martins, minha irmã, enfermeira, também defensora do SUS: O "Nosso" – de Norte a Sul, de todos os cantos, o SUS do Brasil!
Um post que escrevemos juntos,
durante o grupo de hoje…
12 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Luciane Régio
Outras formas de existência, mesmo! Essas redes, como disse a Iza (no post do Colóquio Deleuze), já é uma produção imaterial das mais concretas!
Vamos nos conhecendo pelo SUS, na vida…
Combinamos e realizamos metas sonhadas no coletivo, como estes adesivos! Cada vez que olho meu carro adesivado, lembro do movimento em Natal/RN, da situação das OSs em SP, da nossa aqui no RS, e isso me dá força para olhar os usuários nos olhos e dizer que podemos continuar defendendo o SUS, analisando o que podemos mudar nas nossas regiões, enfrentando desafios como este da privatização, apostando na co-gestão…
Não existe receita, como aquela do xarope da D. Nilza, só vivendo mesmo a potência desses links afetivos, dessas redes tr@nsmutadoras, em que cada um de nós é um ponto, um nó, num plano intensivo de fluxos…
Beijos,
Lu
O SUS é de todos, para todos?!!
Até quando?
Privatizando o SUS, estaremos em retrocesso na história, deixando que terminem com as redes de redes, conquistas das vivências de todos nós. Voltaremos aos velhos acordos…"quem pode mais$$$$?, o que rende mais$$$$$?, as redes$$$$ da manutenção do mercado de doenças$$$$$$! Lucro é tudo!
Queremos fazer valer o SUS das pessoas, com todas as pessoas. Aquelas que estão comprometidas com a saúde e a manutenção da vida em primeiro e único lugar, o nosso lugar de direito, de participação, de decisão…
Vida é tudo!
Bj
Por Luciane Régio
Dói, né, Adri! Mas eu mantenho a mente firme na imagem da 8ª CNS, nas Diretas já, visualizo o povo nas ruas com o SUS se preciso for. Até quando uma minoria pode querer determinar o curso da história?
Daqui alguns dias o país para, vamos às urnas…
Bjs,
Lu
Por Shirley Monteiro
Lu, de tão afetivo este Post me trás uma grande emoção !
Que imagem LINNNNDA ! Me trás a retrospectiva do início da ideia dos adesivos, os primeiros e-mails, o contágio, e a criação de frases, votação, comentários de um sentimento comum muito fortes … e agora ve-lo aí no meu outro Rio Grande, as duas pontas de Mar do Brasil. Estou em lágrimas de emoção !! o texto fala das nossas convicções, este post está muito muito belo.
Encontreio- primeiro nos emails do tecendo redes, comentado por Jacque, há pouco e lá escrevi:
Jacque !! e Luciane !!
EMOCIONANTE !! Dois dias sem abrir os e-mails, por causa dos trabalhos, e encontrar esta surpresa !!
O que pode fazer uma construção coletiva ?? Vencer as fronteiras !!
Beijos a tod@s que lutam por nosso SUS.
Shirley.
Por Luciane Régio
… Iniciou aí com vocês em Natal/RS: os ADESIVOS estão sendo vistos no Brasil a fora! Iniciamos, contagiamos, e colocamos em prática, em "ato susista" aquilo que acreditamos: O SUS é NOSSO!
Querida, todos os dias quando abro os olhos pela manhã e fecho à noite, sem falar as várias vezes por dia que saio "rindo sozinha", agradeço imensamente ter encontrado vocês.
Nos grupos de saúde, ficamos muito emocionadas, eu e a Adri, é tanta cumplicidade que não podemos passar em palavras, misturamos os olhares, os risos, os medos, as expectativas de viver esta vida em muitas possibilidades, reinventamos, enfrentamos juntos desafios… GRUPOS DE "SAÚDE"! E o Sr. Adão sorri para ti!!! Com a amostra dos adesivos nas mãos, exibindo-os como um troféu, compromisso, desejoSUSista…
Que tal fazeres um post dos adesivos antes de sexta? No sábado, posso contribuir com as fotos dos carros adesivados do RS…
Bjs,
Lu e Adri
Por Shirley Monteiro
Oi Lu,
Quando me mandares mais fotos eu faço sim !!!! A do teu carro não abriu fora do email depois que salvei ! Manda em jpeg !
Coincidencias: Acabo de responder comentario no post do Bruno com a s fotos que temos ! é lindo esta interação que voces tem em SÃO SEPÉ com a Comunidade, a gente sente a implicação deste usuários comntagiados por voces, e pela consciência política dos seus direitos. Sempre acho isso emocionante nos teus posts, e comentários; lembro-me ainda do post e vídeo " O SUS é nosso" sim " O SUS tem donos", lembra ???
Beijos com carinho e afeto.
Shirley.
Por Luciane Régio
Assim como vocês aí em Natal! A Tenda do Conto é um exemplo desses espaços de afetação, contágio, mesmo sendo uma cidade bem maior!!
Resgatei o vídeo, vamos relembrar sim! Em "Cantinhos de Contos do SUS" inspirados na "Tenda"…
https://www.youtube.com/watch?v=sxm33MFgVy0
Bjs!!!!
Lu, já estava com saudade! Você e sua irmã têm realmente algo de muito especial… e o carinho recíproco que vejo entre vocês me comove sobremaneira…
Vejo o SUS como uma complexa trama de afetos na qual, num horizonte utópico, imagino que relações como essa possam criar novo nexos de co-pertencimento histórico (adorei a expressão da Jacqueline: "Links Afetivos"). Mas infelizmente haverá sempre outras forças que desejarão também se aproveitar disso. Para isso, contam muitas vezes com um poderoso aparelho jurídico já instituído a seu favor. Além disso, não faltarão igualmente hábeis hermeneutas dispostos sempre a "esclarecer" os mal-entendidos. Nesses casos, só espero que saibamos reconhecer a efígie estampada na moeda…
Abs,
Pablo Dias Fortes
Por Luciane Régio
Encontros, reencontros nessas utopias, nessas energias, nos fluxos que emanam das forças alegres, de um SUS vivo, de um SUS "nosso", meu e seu, de todos…
Pablo, sempre um ótimo encontro esse compartilhar utópico contigo, onde o horizonte impossível, de repente, acontece, possível, que se dane o instituído, vamos submergindo nas forças que nos fortalecem, que criaram o SUS, na nascente… para insurgir a tempo, em tempo, neste tempo!
As forças vicerais biopolíticas hão de tapar a boca dos hermeneutas que não sabem o que pode ser viver e se esquecer a todo momento de explicar os "acontecimentos"…
Bjo grande,
Lu
Por Luciane Régio
Nesta semana, recebi um recado do RS! Que o xarope está pronto, esperando um meio para chegar a São Paulo, feito pela querida D. Nilza, que não deixa de "cuidar de mim", não importa nem a distância.
Eu vou buscar. Isso não é um SUS que dá certo? Para além das "funções" que exercemos. Há 3 anos, não trabalho mais nesse ambulatório…
Que coisa linda e forte este post voltando à cena, Lu! E cada comentário mais querido que o outro!
Por jacqueline abrantes gadelha
Querida Lu,
Ver o adesivo nas mãos do Sr. Adão com esse sorriso contagiante aí no RS parece até um sonho. Mas é um sonho entre tantos outros que essa rede consegue concretizar: vencendo distâncias, aproximando parceiros, ampliando horizontes e disseminando "links afetivos".
Um grande beijo,
Jacque