Conhecendo o SUS que dá certo

13 votos

Este é o nosso primeiro contato como estagiárias na Estratégia Saúde da Família. São muitas as expectativas construídas sobre esse estágio, uma vez que o SUS que temos estudado na academia, o qual tem sido repensado através da Política Nacional de Humanização (PNH), se distancia do SUS  que é apresentado na mídia.

Diante disso, indo além do conhecimento teórico recebido, viemos conferir na prática este SUS que dá certo. Um SUS cujas práticas estão sendo repensadas e reconstruídas, onde novos fazeres estão sendo experimentados a fim de que um novo olhar seja direcionado para o cuidado. Um olhar que valoriza o sujeito e suas especificidades, considerando-o como um ser autônomo e co-responsável.

Para isso, é necessário que as relações sejam transdisciplinares, intersetoriais e horizontalizados, onde não existe um saber hegemônico e todos dialogam: gestores, trabalhadores, usuários e a comunidade.

Portanto, nós como estagiárias de psicologia, estamos aqui para nos inserir nesta rede e experimentar fazeres que serão construídos junto com todos os atores sociais desse serviço.