Especialistas do RJ visitam Maternidade e repassam conhecimento

10 votos

Dois especialistas em neonatologia do Instituto Fernandes Filgueiras, Hospital Referência do Rio de Janeiro (RJ) estão em Roraima para uma visita de dois dias e troca de experiência sobre métodos atualizados de tratamento de bebês pré-maturos da UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Participam médicos e enfermeiros do quadro da Maternidade.
Os especialistas fazem visitas técnicas e discutem sobre o caso clínico, e abordam variados temas que enriquecem o conhecimento dos profissionais que tratam de recém-nascidos abaixo do peso. A visita faz parte do Pacto de Redução da Mortalidade Infantil, que visa, dentre inúmeras ações, a qualificação profissional, e faz parte de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde ( Sesau), e Ministério da Saúde (MS).
O especialista em neonatologia do Instituto Fernandes Filgueiras, Carlos Alberto Araújo, disse que as observações são feitas na medida em que o trabalho de cada profissional da UTI Neonatal vai sendo desenvolvido. “Nós avaliamos todos os passos referentes ao tratamento que os médicos e enfermeiros dessa Unidade [Maternidade] realizam com os recém-nascidos e com as mães”, disse.
Conforme ele, é a partir dessa avaliação, que é aplicado o método do Instituto Fernandes Filgueiras para que os profissionais do HMI adquiram conhecimento e somem com a experiência deles e desenvolvendo assim um trabalho ainda mais intenso.A enfermeira do Instituto, Marcelle Campos Araújo, acrescentou que os resultados em três dias de visita têm surtido efeitos positivos, uma vez que os profissionais da Maternidade já possuem qualificação e os trabalhos realizados com todos da Unidade diferencia a rotina de cada um.
“A Unidade materno infantil de Roraima, pelo fato de ter conquistado recentemente o selo Hospital Amigo da Criança, faz com que as atividades que eles praticam aqui dentro ganhem mais força, e isso motiva o profissional a ter que adquirir mais conhecimento na área”, complementou Marcelle.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal do HMI, Karla Batista, os especialistas do Instituto procuram saber de cada médico e enfermeiro como os trabalhos estão sendo conduzidos e a forma correta de aplicar o que absolveram no aprendizado.”Toda essa técnica que está sendo aplicada desperta a curiosidade de como todos nós devemos explorar esse lado que muitas vezes está escondido e não sabemos como colocar na prática, disse, ao enfatizar que é uma forma de atualizar e acrescentar dentro do nosso cotidiano profissional certamente pode nos tornar multiplicadores.
A expectativa é de os especialistas retornem no próximo ano para traçar novos planos metodológicos trazidos do Instituto para serem aplicados na área neonatal em Roraima.   
  
RONISSON ALVES / ASCOM/SESAU