Rede HumanizaSUS: Conhecendo a Rede no tempo

16 votos

 

Está acontecendo  de  08 a 10 de setembro o III Encontro de Editores da Rede HumanizaSUS- RHS  na Escola do Futuro da USP. Acolhidos por Ricardo Teixeira, Dani Matielo e Felipe Andueza, antigos e novos editores da RHS encontram-se na composição de afetos e  trabalhos que seguem na perspectiva do cuidado para com os caminhos da Rede HumanizaSUS, suas novas ferramentas, novos rumos e desafios.

Em meio a estes trabalhos, compartilhamos aqui uma síntese da apresentação trazida pelo Dalton Martins (administrador da RHS, integrante do Web Lab – Escola do Futuro- USP) sobre a estrutura e dinâmica da Rede em seus dois anos e meio de historia, ou seja de fevereiro de 2008 a junho de 2010.

Em síntese, o que nos encantou na apresentação do Dalton foi perceber no tempo, a evolução da existência da Rede.

 A  partir de conceitos da  webAnalítica e da sociometria  podemos compreender por exemplo que  "a RHS  caminha como um grupo único e coeso", o que se expressa na figura abaixo, ou seja, "não forma sub-grupos. Porém tem uma centralidade" ( parte mais escura da figura 1), indicando-nos que há um núcleo central da rede que mantém e promove as conexões.

 

( Figura 1)

Neste encontro,  acontece ainda a capacitação de novos Editores para a RHS, a partir da experiência compartilhada pelos Editores  presentes desde a sua criação.

    

Estão acontecendo também discussões sobre novas formas de cuidado, no sentido do futuro e expansão da Rede HumanizaSUS. Falamos assim de "editores cuidadores" no dizer de Ricardo Rodrigues Teixeira. Estamos a caminho… Aguardem novidades !