A tentativa de apedrejamento da fitoterapia nas últimas semanas

20 votos

 Tenho acompanhado com espanto e incômodo a série de programas do médico Drauzio Varella no programa da Globo das noites de domingo – Fantastico. Não sou fitoterapeuta e nem um fervoroso defensor público dessa prática. Mas, como sempre acho bom o desenvolvimento de saberes que tenham potência de melhorar a saúde e trazer conforto, nunca fui contra. É claro que sempre se observando as questões de segurança do seu uso.

Mas não estou aqui para defender e nem para atacar a fitoterapia! O meu incômodo é de outra ordem. Fiquei bastante espantado com a maneira desrespeitosa e apelativa com que a questão da validade científica da fitoterapia foi apresentada. Em especial o tratamento dado a questão da evidência científica de maneira tão imprópria e perigosa. Entendo que uma coisa seja a necessidade de "traduzir" termos acadêmicos para o grande público. Mas isso não justifica as generalizações indevidas e as afirmações insustentáveis do tudo ou nada categórico e pejorativo o tempo todo no programa.

Não vou descrever as cenas para quem não as viu. Sugiro que as pessoas interessadas vejam os vídeos certamente disponíveis no youtube ou similares.

Outro incomodo foi o silêncio da rede, dos fitoterapeutas e das pessoas em geral à respeito. Como tenho poucos contatos na área de fitoterapia, demorei para entrar em contato com alguma manifestação. Todavia esse fenômeno que senti do silêncio diante do poder manifestado do doutor e da globo pode indicar que os colegas da fitoterapia têm agido pouco para "fora de sua roda".

Li hoje um artigo na internet a respeito. Não conheço a entidade… Mas é a primeira manifestação concreta que ví em quatro semanas de absurdos veiculados e despejados sobre milhões de brasileiros pelo referido programa. Ai vai o link: https://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/tema6.asp

Eu realmente gostaria de ver o pessoal da prática baseada em evidências analisar a forma como as evidências científicas estão sendo tratadas naquele espaço. E também o pessoal da fito demonstrar o grande valor que esse campo do saber tem para nosso país.

Quem sabe o colega Drauzio não vem também conversar com a gente?

O que não dá para suportar é o silêncio!!!!!!!