BRINQUEDO NOVO

7 votos

 BRINQUEDO NOVO

 

Moro, num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mais que beleza, que beleza, tem carnaval… quem não conhece esta linda música, que traduz um pouco do nosso país, um país que além de toda a beleza, e detentor de um título que dificilmente , ouviremos em música ou sendo vangloriado por aí, este título é sermos um país DEMOCRÁTICO.

Talvez seja, pelo fato em que, estudamos na escola a Geografia do nosso Brasil, sabemos o quanto é bonito, mas, e sobre democracia, qual aula ensina a viver sobre o regime da democracia? Ser cidadão e garantir o conhecimento de seus direitos, ou também é garantir seus deveres em prol do crescimento de seu país? O que percebo em nosso tempo, é que o povo brasileiro, recebeu pela sua luta, o prêmio da LIBERDADE DEMOCRÁTICA, mas não deram o manual de instruções…

Se perguntados, as pessoas sobre seus direitos, aqueles poucos que sabem, não sabem responder sobre seus deveres. Não vive uma plena democracia, em que direitos e deveres estejam em desequilíbrio, pois a partir do momento em que um ganha pelo seu direito, alguém garantiu um dever. Não se cobra postura de um político, se falta ética ao povo, aos poderes, a justiça, falta o básico, falta à educação, sem educação sobre cidadania, sobre bons modos, como usar com racionalidade os serviços públicos? a saúde, como exemplo? É como se estivéssemos enxugando gelo.

Muitos alegam que matérias como EDUCAÇÃO, MORAL E CÍVICA, eram heranças da ditadura, por este motivo foi retirada da grade estudantil, mas e a lacuna deixada por esta matéria? Não devemos esquecer que na mesma época em que suprimiu o ensinamento público de cidadania, o país passou para a nova fase de reformas, como exemplo o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, que ao mesmo tempo garantiu plenos poderes aos menores, retirou das mãos dos pais, a plena responsabilidade de educar, nesta situação, não me refiro a pais violentos que usam a agressão física e psicológica como forma de educar, o que todo mundo já sabe que não funciona.

Convido você, a viver comigo uma experiência, de forma confortável, relaxe, feche os olhos, agora não, você vai ter que ler primeiro… brincadeiras a parte vamos lá. Imagine você sendo uma criança, que acabou de ganhar um brinquedo novo, este brinquedo se chama democracia. Este brinquedo tem condições de transformar em que você quiser, mas como todo brinquedo, tem que ler o manual de instruções. Você tem o mais moderno quesito em soberania, mas como usá-lo? Você encontra o manual, descobre também que ele foi escrito em 1823, como assim? Este produto é moderno, como o manual é tão antigo? O pior o manual tem 245 artigos. E agora? Você vai entender tudo que esta escrito? Assim você descobre que ganhou um belo de um problema, que não sabendo manusear pode causar sérios danos.

Desta maneira, não acredito em mudanças pela prática, toda mudança deve ser pautada na preparação teórica, e esta preparação é a EDUCAÇÃO, formar cidadãos, é garantir direitos e deveres. Quando citei o ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, foi simplesmente por ter como referencia o crescimento de um povo, e também por ser faixa etária que mais tem invocado seus direitos por ser “DI MENOR”, e observando esta mesma faixa etária, é que saberei quando o Brasil entendeu o manual…