1 Dezembro Dia Mundial da Luta contra a Aids

11 votos

Saudações a Rede HumanizaSUS!

Faz tempo que não posto mensagens, mais pela correiria do dia a dia do que por falta de voltande.

Hoje dia mundial da lutra contra Aids, vou aproveitar para socializar algumas iniciativas que temos explorado aqui no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids – CCD/SES/SP 

Em 2009 e 2010, precisamos reformular as atividades do Comitê de Humanização, que quando começaram a ficar para uma tarefa do que um espaço de reflexão e troca como pensado.

Nestes dois anos, pela dificuldade com a mudança de profissioanis, interrompemos as atividades do Comitê que retornarão em 2011, e passamos a trabalhar mais transversalmente com as atividades de Humanização.

No Recursos Humanos, um grande passo foi uma reformulação das Atividades do Acolhimento Institucional, onde passamos a trabalhar no formato de rodas de conversa, sempre enfatizando as atividades de Humanização. Deixando de lado, o modelão de aulas expositivas.

Assim Incluimos, em uma mesma atividades, Novos funcionários (acolhimento) Voluntáriado, Estagiários e Jovens Acolhedores, ficando basante produtivo.

Após uma oficina sobre Educação Permanente, para co contexto da Sífilis Congênita realizada pela CDRH, passamos a trabalhar de forma conjunta com a Educação Permanente, para se pensar a problematização, mas esta articulada com a Humanização que vai na linha de trabalhar com as potências.

Esse combinação , têm sem mostrado bastante proveitosa, no sentido de mobilizar e gerar a identificação de problemas mas socializando soluções e propostas, a partir das potências reconhecidas pelos profissionais.

Por fim, incluímos uma terceiro ponto, com a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, como forma implementar o reconhecimento da perspectiva do direito a informação, como o cuidado e zelo com o prontúario dos usuários, a necessidade de se desenvolver linguagens compreesívies.

Segue nosso boletim institucional, onde relatamos ums destes encontros. Destaque para as atividades do Grupo de Arte com os Usuários 

https://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/pdfs/boletim_crt_setembro_2010.pdf

Abraços

Dreyf