HUT comemora um ano de ACCR com quase 40 mil atendimentos

12 votos

 

Desde o final do mês de outubro de 2009 o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha está atendendo os seus pacientes de acordo as normas do Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR um dispositivo da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Já foram quase 40 mil atendimentos que na opinião dos pacientes por meio da ouvidoria do hospital “o ACCR está sendo muito bom para esclarecer a população sobre o real papel do HUT dentro da saúde do estado do Piauí”.

Para comemorar o primeiro ano do ACCR dentro do HUT foi realizada uma palestra com a diretora geral, enfermeira Clara Leal, para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. O objetivo da palestra foi esclarecer ainda mais sobre o tema e discutir por meio de dados as vantagens e as melhorias conquistadas durante esse primeiro ano de ACCR. Durante o evento foram distribuídos materiais informativos sobre o ACCR e sobre as normas de funcionamento do hospital.

Clara Leal explicou que quando o paciente da entrada no HUT ele é recebido por uma equipe do acolhimento composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente do “Posso Ajudar” com o apoio médico e psicossocial. “Após essa avaliação que é realizada, no máximo, em dois minutos e meio, o paciente é classificado e encaminhado para o procedimento seguinte que varia de acordo com o caso. Dessa forma estamos priorizando o atendimento dos casos mais graves e destinando ao HUT apenas os atendimentos de urgência e emergência para que assim ele possa desempenhar melhor o seu real papel”, finalizou.