Vá ler um livro
Que me desculpem os adeptos do tal "BBB", mas tenho que dizer: quem o assiste (e talvez pior, permite que os filhos menores assistam) deveriam ler um bom livro no horário do "tal programa".
Como diz o escritor e psiquiatra Augusto Cury no seu livro "Pais Brilhantes, professores fascinantes", quem tiver condições de ter uma TV paga, estará fazendo um bem enorme à família.
Um reality show desse tipo, coloca nossa inteligência humana à mercê de um violento atentado, isso mesmo, ATENTADO! e permitido, o que agrava ainda mais, na minha sincera opinião.
Agora eu pergunto: nossa "cultura" terá algum acréscimo assistindo um "show de big bobagens" como aquele? Entretenimento diria alguns. Me mostre aonde?
Talvez alguém pergunte: "se você sabe é porque assiste".
Eu respondo: Não, não assisto, mas infelizmente, quando a gente abre um e-mail, já aparece as tais notícias e é impossível não ver. Recebemos uma tonelada de e-mails, e muitas vezes os lemos, não tem jeito…
Como defensora da cultura do exemplo, posso dizer prá vocês que só pelo exemplo podemos convencer nossos filhos a não assistir esse tipo de programação. O meu filhinho, por exemplo, de sete anos, quando vê nos intervalos aquelas vinhetas, já logo fala: "olha lá mãe, o programa que você chama de ‘big bobeira’". Ele vê eu e meu marido comentando, e já aprendeu (de certa forma) a selecionar o que assiste.
Sabe um desenho animado que eu costumo assistir junto com ele? O "pingu", um pinguinzinho super divertido, desenho de "massinha" vocês acreditam? Ele assiste pela TV aberta no canal Cultura e na casa dos meus pais pela TV Paraná.
É um desenho inocente, criativo, educativo, que qualquer criança pode assistir.
Por isso, eu acredito que nós, pais, é que devemos ser os incentivadores para nossos filhos. Aproveitarmos o momento junto deles para conversarmos, ouvirmos suas dificuldades, ler um livro juntos… isso é humanizar, isso é educar.
E quanto ao "BBB", me desculpe mais uma vez aos adeptos, mas quer um conselho? Vá ler um livro…
Um grande abraço.
Fabiana Palácios.
Por Sonia Mara de Fatima Ferreira
Concordo plenamente, a leitura caiu de moda em algumas familia, não existe incentivo da parte dos pais e professores, percebo que depois que veio os livros na escola com tudo pronto a qualidade do ensino caiu.
A literatura brasileira não esta em moda quem conhece os escritores brasileiros, se perguntar para uma criança quem é jorge Amado quantos vão responder. Em minha casa meu neto não assiste a globo este canal não entra em casa é este que educa muitas crianças .