MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA X AMBIENCIA

11 votos
                No dia 25/02/2011 a maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu a visita da arquiteta Mirela, com essa visita a maternidade nos possibilita cada vez mais avançarmos cada vez mais na materialização da política nacional de humanização e suas diretrizes/dispositivos.
                Mirela protagonizou uma roda de conversa sobre ambiência no auditório Ursulino Martins com representantes dos setores da organização, diretoria técnica na pessoa do Dr. Josué, gerência de enfermagem supervisão do serviço social, coordenação do comitê de ética e pesquisa da pessoa do doutor Joaquim parente, coordenação administrativa, câmera técnica de humanização – CTH, estudantes de medicina, enfermagem, serviço social e colaboradores de vários setores da instituição de saúde. A seguir mirela fez uma visita técnica às dependências da instituição, centro obstétrico, centro cirúrgico, banco de leite – para esses um olhar especial, são setores considerados prioritários no processo de intervenção relacionado a diretriz ambiência da PNH. No segundo momento no horário da tarde mirela protagonizou outra roda de conversa desta vez na sala da câmara técnica da humanização da instituição supracitada com a presença de colaboradores dos setores prioritários – centro cirúrgicos, centro obstétrico, CCIH, e o coordenador da equipe de engenheiros da secretaria do estado do Piauí ( SESAPI) – DOUTOR NAPOLEÃO.
                Na reunião pontos foram discutidos como: recursos financeiros, diagnostico da estrutura física atual da MDER e principalmente pensar na proposta da intervenção desse processo no coletivo, ou seja, com a participação de todos os atores envolvidos no processo da ambiência, sendo eles, gestores, colaboradores e usuários construindo assim um grupo de trabalho para fomentar as discussões nesse processo de intervenção.
                Acreditamos que essas ações realizadas de forma integral possibilitarão nos próximos meses a inclusão do acompanhante e melhores condições de trabalho aos colaboradores dos setores citados e outras ações que asseguram o cuidado humanizado e a redução da mortalidade materna infantil.