NO BALANÇO DA REDE

11 votos

“NO BALANÇO DA REDE!”

Os avanços das práticas perinatais têm contribuído enormemente para a sobrevida de bebês cada vez mais prematuros. Porém, quanto mais prematuros, maiores serão as influências do ambiente extrauterino nas etapas finais de desenvolvimento sensorial, motor e emocional destes RN’s. A UTI neonatal oferece múltiplos aspectos aversivos para tais desenvolvimentos, principalmente em bebês com cada vez menos peso e idade gestacional, mesmo sendo saudáveis do ponto de vista neurológico.

Durante a “estadia” do RN na UTIN, os posicionamentos inadequados influenciam diretamente no refinamento de articulações e nas funções táteis e motoras, provocando desajustes no tônus muscular e na postura simétrica, deformidades, hiper ou hiporeatividades ao toque, atraso motor e choro. A chamada “performance funcional” destes bebês sofrerá conseqüências indesejáveis.

O uso das redinhas dentro das incubadoras e em alojamento conjunto surgem na tentativa de ajudar no desenvolvimento neuro-sensorial do bebê prematuro através da estimulação vestibular, da promoção ao tônus flexor e simetria, como também na manutenção do sono profundo.

O balanço da rede provoca respostas reflexas corticais através das conexões do ouvido interno com o córtex cerebral. Estas conexões são essenciais para que num futuro próximo o bebê adquira o controle da cabeça. Já o tônus flexor é promovido pela postura mantida na rede( em flexão total e simetria), já que o prematuro não teve tempo de adquirir a hipertonia flexora dinâmica ainda no interior do útero. Por estarem bem posicionados, aquecidos, ninados e monitorados, os bebês tendem a permanecer mais tempo em sono profundo, o que lhes promove organização comportamental, estabilidade clínica e ganho ponderal, aspectos estes tão preconizados pela metodologia Canguru.

Nas enfermarias, as redinhas poderão continuar a serem utilizadas, agora com a ajuda das mães e dos cuidadores.

Observa-se que com o uso das redinhas, pode-se contribuir em tempo hábil com o desenvolvimento dos prematuros, como também, tornar melhor a qualidade de vida destes bebês durante sua hospitalização.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é pioneira no estado do Piauí na utilização de redinhas nas incubadoras de UTI neonatal, na UCIN e nas enfermarias Canguru.

Por Laysa Monte Aguiar,

Fisioterapeuta da MDER( UCIN e alojamento conjunto)

Coordenadora da equipe de fisioterapeutas da MDER

Fisioterapeuta do Instituto de Perinatologia Social do Piauí – Ambulatório de Seguimento de RN de Risco.

Tutora do Método Canguru

Professora Mestre Titular do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí e da Faculdade Integral Diferencial – FACID