Alguém tem o direito de chamar o Piaui de C…???

13 votos

O Piauí mais uma vez é alvo de deboche de pessoas de outros Estados, numa demonstração clara de preconceito e desrespeito a um Estado, a uma região que muito tem contribuído para o desenvolvimento do país.Fico me perguntando, o que leva essas pessoas  a fazerem piadinhas sem graça com o nosso Estado? Por que todo esse preconceito?

O Piauí é um Estado de um povo alegre, trabalhador, hospitaleiro, e e´ detentor de um grande potencial turístico e cultural, portanto nada justifica atitudes ofensivas como as que tem sido vítima nos últimos anos. Quem não lembra da infeliz declaração do Presidente da Fhilips, em 2007, quando disse que, “ se o Piauí deixasse de existir, ninguém ficaria chateado”? E a jornalista paulista,  Barbara Garcia que em 2008, diante do 1º lugar conquistado pelo Piauí, no IDB do ENEM, considerou esse resultado como “uma piada de papagaio?

 Pois bem, na semana recém passada, um ator carioca que veio para apresentação de uma peça em Teresina fez um comentário desrespeitoso  com o nosso Estado, o que causou indignação em todos os piauienses. Vejam a matéria publicada por um jornal local.

 

ALGUÉM TEM DIREITO DE CHAMAR O PIAUÍ DE C…..????

A Assembléia do Piauí cancelou na manhã de hoje a apresentação da peça “Fique Frio” depois que um de seus atores postou no Facebook comentários que foram considerados ofensivos. A peça estava marcada para acontecer na noite desta sexta-feira no teatro da Assembléia. O cancelamento foi determinado pelo deputado Fábio Novo (PT), presidente em exercício da Assembléia. Na noite de ontem, a ator Marauê Carneiro publicou em seu perfil a frase “Estamos em Teresina, do Piauí, se o mundo tem cu, o cu é aqui”. O comentário foi apagado.

“Tive que cancelar. Pessoas ligaram protestando. No Estado só se comenta isso”, afirmou o Deputado. Fábio Novo disse ainda que, se a peça fosse apresentada, seria uma desmoralização do Legislativo. Segundo a assessoria do ator, o comentário foi uma brincadeira inspirada em uma música do humorista Juca Chaves. Carneiro também pediu desculpa pelo ocorrido. “Inclusive foi um próprio piauiense (gente boa e bem engraçado, por sinal) que me contou essa historia num delicioso restaurante da cidade”, afirma o ator em carta.

Para o deputado, a desculpa do ator piorou a sua situação. “Lamento que isso tenha acontecido.” A produção da peça, que tem como ator principal o global Kayky Brito, afirma que vai negociar com a Assembleia o cancelamento do aluguel do teatro. Segundo a produtora, parte dos ingressos já foi vendida. No Facebook, uma comunidade que já conta com mais de 740 pessoas promete fazer uma “ovada” no ator no aeroporto da cidade. (Esta matéria foi veiculada num jornal da capital)

 

Falar mal do Piauí é falar mal do Brasil. Afinal, somos brasileiros também. E somos um povo que tem sentimentos e gostamos de respeito. Não toleramos mais essas piadinhas ofensivas. Chega de preconceitos,  com o nosso Estado, que muito nos orgulha pelo que temos aqui.

 Temos um litoral bonito, com praias maravilhosas e o Delta do Parnaíba, o único das Américas, que vale à pena conhecê-lo.

A Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, e´a área de maior concentração de sítios arqueológicos pré-histórico do continente americano, considerado um patrimônio cultural da humanizade pela UNESCO.

 Outro grande potencial turístico e econômico do Estado, e´ o município de Pedro II, no norte do Estado, que abriga as suas famosas opalas, uma das minas mais puras do mundo.

 A região Sudoeste, onde se localizam as cidades de Uruçuí e Bom Jesus é considerada a que possui o segundo maior lençol freático do mundo, fator, que aliado a outros privilégios naturais, como relevo predominantemente plano, fazem com que a produção nos cerrados piauienses cheguem a cifra de 60 sacas de soja por hectare, colocando o Piaui no patamar de 2° produtor de soja do pais.

 O Piaui e´ também um dos maiores produtores de mel de abelha do pais, sendo superado apenas, pelo Rio Grande do Sul e São Paulo.

 O Estado possui ainda um grande potencial  de gás natural e de petróleo, que inclusive está atraindo o interesse de investidores do setor siderúrgico nacional e de grupos empresariais como o do Eike Batista.

 Temos também, uma saúde humanizada, de qualidade, sendo referencia não só para o Nordeste,  como também para outras regiões como o Norte e o Tocantins. E temos muito mais. Este espaço e´ infinitamente pequeno para enumerarmos todos os nossos potenciais.

 Só despreza o Piauí  quem não o conhece. Portanto, venham conhecê-lo e aí terão orgulho dele pertencer ao Brasil.

 

                  Opalas do Municipio de Pedro II – PI