HUT inaugura brinquedoteca na Clínica Pediátrica

16 votos

 

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha – HUT por meio de seu Grupo de Trabalho de Humanização inaugurou hoje, 01, a brinquedoteca da clínica pediátrica. O evento contou com a participação de diversas autoridades de saúde além da diretora da Faculdade NOVAFAPI que em parceria com o HUT proporcionou a adequação do espaço voltado para as crianças respeitando a lei 11.104 de 2005, que normatiza a existência de brinquedotecas em hospitais com atendimento pediátrico em regime de internação.

 

Como parte das atrações de inauguração da brinquedoteca as crianças receberam o teatro de bonecos da Companhia do Riso que é um projeto da Fundação Cultural Monsenhor Chaves da Prefeitura de Teresina. Os temas discutidos pelos bonecos foram desde os cuidados que os pais precisam ter com suas crianças com a finalidade de prevenir acidentes domésticos até as várias formas de prevenir os focos de dengue em casa e na comunidade.

 

Mércia Brito, gerente da pediatria, feliz com o novo espaço comemorou a conquista. “ A brinquedoteca humaniza ainda mais nosso atendimento, desperta a criatividade das crianças além de contribuir para minimizar a dor e o tempo de recuperação menos doloroso tanto para criança quanto para as mães”.

 

A mãe Verônica do Nascimento que acompanha sua filha, M.C.S. de 03 anos que fez cirurgia de apêndice, vinda da cidade de Piripiri, falou de sua alegria com o espaço e destacou a importância do mesmo. “Estou muito feliz, aqui é bom demais! Nunca tinha visto nada tão bonito. Minha filha está encantada”. Dona Cleidiane Batista, que acompanha a filha M.I.S. de 02 anos internada no HUT por ter machucado o olho com uma tesoura é moradora da cidade de Barras. Agradecida pela atenção e o atendimento que vem recebendo Cleidiane falou das expectativas de melhora de sua filha. “Com essa alegria toda que encontramos aqui minha filha ficará boa logo. Tenho muita fé. Aqui todo mundo é atencioso e cuidadoso. Esse novo espaço faz toda diferença na hora das nossas crianças brincarem”.

 

A diretora da Faculdade Novafapi, Cristina Miranda, confirmou a parceria entre a faculdade e o HUT e destacou o compromisso da sua instituição com a manutenção da saúde de qualidade na nossa capital. “Quero destacar aqui que a Novafapi se encontra a disposição do HUT para continuarmos a desenvolver projetos importantes como este que possam contribuir com melhoria ainda maior da qualidade da nossa saúde. O que torna nossa capital uma referência em saúde norte nordeste”.

 

Clara Leal, diretora geral do HUT, destacou o compromisso de seus profissionais e da importância de parcerias como esta para a materialização destes projetos. “Tenho orgulho de fazer parte desta casa de saúde onde tenho profissionais qualificados e muito comprometidos com a saúde. A implantação da brinquedoteca foi uma luta diária de todos sobretudo do nosso Grupo de Trabalho de Humanização, que teve como resultado este belo espaço com infinitas formas de integração entre nossas crianças, famílias e funcionários”, finalizou.