HumanizaSUS participa de evento internacional sobre redes e parto humanizado

15 votos

Nos dias 18 e 19 de abril aconteceu o Simpósio Internacional de Redes de Atenção à Saúde Integral da Mulher e da Criança em Brasília – DF.


O Plano de Qualificação das Materidades e Redes Perinatais foi apresentado pelo diretor do DAPES Dário Pasche e estiveram presentes a coordenadora da PNH, Carminha Carpintéro, as supervisoras e apoiadoras do Plano.

Durante a apresentação, Dário lembrou a importância de se garantir a vinculação no parto, que é muito mais que apenas informar à gestante o local de nascimento de seu filho. “As equipes de saúde devem trocar informações sobre essa mulher e seu bebê, ” disse.

 

Ele exaltou os espaços coletivos e múltiplos que garantem processos políticos para a formação de rede de cuidados, como os fóruns perinatais, e ressaltou como fundamental a função apoio nesse processo.

As  supervisoras e apoiadoras participaram do evento também como mediadoras dos oito grupos de trabalho, ao londo do segundo dia de atividades. Foram discutidas três questões em torno dos princípios da Rede Cegonha, seus elementos organizadores e as estratégias de gestão.

 

Para a coordenadora do Plano de Qualificação das Maternidades Vera Figueiredo, a plenária foi bastante rica  e os apoiadores puderam se sentir parte integrante da Rede Cegonha. "O Plano está dentro da Rede Cegonha e reafirma um caminho que está dando certo, que é o de fazer apoio institucional", diz.

De acordo com a consultora e representante da PNH no Comitê Gestor da Rede Cegonha Teresa Martins, é importante a contratualização das ações inovadoras  para dentro das equipes de saúde .

 

As apresentações do evento estão disponíveis online pelo link https://eventos.opasbrasil.org/program.php?tema=redecegonha&lang=pt