Núcleo de Fonoaudiologia oferece Oficinas de Voz para servidores públicos de Itapema
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapema, através do Núcleo de Fonoaudiologia, ofereceu Oficinas de Voz para todos os servidores públicos que utilizam a voz como instrumento de trabalho. As oficinas aconteceram segunda-feira (18), em duas etapas. No turno da manhã, a partir das 10h, o treinamento foi direcionado para os profissionais de Assessoria de Comunicação e demais servidores da Prefeitura de Itapema, que trabalham em contato direto com o público. À tarde, a ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morretes e contemplou os profissionais desta unidade e também a comunidade local.
O objetivo da iniciativa é orientar os profissionais e a comunidade sobre os cuidados com a voz, estimulando uma mudança de hábitos e, conseqüente, melhorar a qualidade de vida. As oficinas foram coordenadas pelas fonoaudiólogas Edinéia Sestrem e Graziela Liebel, e marcam o Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril.
De acordo com o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, é fundamental a preocupação com ações deste tipo, que visam melhorar a comunicação interna e o atendimento ao público em geral. “Cuidar da voz é muito importante para, principalmente, os profissionais da área da comunicação e professores, que possuem grande responsabilidade social”, destaca.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Importante iniciativa essa pois a voz é ferramenta importante em nosso trabalho com saúde. Ricardo Teixeira, coordenador da RHS, nos fala sobre a constituição do fazer em saúde como uma REDE DE CONVERSAÇÕES. Mesmo com toda a tecnologia de equipamentos, o que comanda as ações é o encontro de pessoas que FALAM entre si.
Parabéns pela iniciativa!
Iza Sardenberg
Coletivo de cuidadores da RHS