HUT realiza oficina de arte terapia para pacientes

14 votos

 O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha realizou hoje, 02, em parceria com a clínica ortopédica e o serviço de psicologia, uma oficina de Arte Terapia para pacientes e acompanhantes da ortopedia. A oficina contou com a presença do artesão Eddi Gonçalves que fez uma apresentação das técnicas desenvolvidas na confecção das peças de argila.

 

 

 A Arte Terapia com argila, segundo a psicologa Eliana Mendes é um recurso terapêutico que tem como objetivo principal proporcionar uma maior integração entre pacientes e equipe de saúde. “Esses momentos de lazer são importantes para fortalecer os laços de confiança e amizade entre nossos pacientes e funcionários. Além de humanizar ainda mais nosso atendimento minimizando esse momento de internação que é sempre doloroso”, explicou Eliana.

 Para o enfermeiro Ronaldo José, gerente de enfermagem da ortopedia, além do stress causado para o paciente pela internação a ansiedade é um fator que também precisa ser trabalhado, principalmente entre os acompanhantes. “A clínica ortopédica esta sempre desenvolvendo momentos de integração e lazer entre seus pacientes, acompanhantes e equipe de saúde, pois além de aproximar e unificar nossa equipe proporcionamos uma internação menos traumática para nossos pacientes e seus familiares”.

 O paciente, Miguel Oliveira, essa oficina foi uma ideia muito boa. “Por um momento esqueci até que estava internado em um hospital. Fiz um boneco de argila, mesmo com meu braço imobilizado. Passou até a dor que eu estava sentindo”, disse.

 Para Clara Leal, diretora do HUT, iniciativa como esta é muito importante para humanizar ainda mais nosso atendimento. “Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para concretitude da prática de humanização fortalecendo ainda mais os laços de confiança e integração dentro do HUT”, finaliza.