“ERA UMA VEZ UM GRUPO QUE SONHAVA…”

13 votos
         Era uma vez um grupo que sonhava…
 
         Após dois anos de implantação do Acolhimento com Classificação de Risco, o Hospital Municipal de Maringá em 30/04/2010 inicia mais um trabalho embasado na Política Nacional de Humanização: A CLÍNICA AMPLIADA. Provalvelmente mais uma ousadia de um grupo de profissionais que a cada dia ampliam cada vez mais o seu olhar e buscam melhorar as condições assistenciais oferecidas aos seus usuários e concomitantemente melhorar as condições de trabalho aumentando a satisafação destes dois públicos: usuários e trabalhadores.
         Em 30/04/2011 completamos um ano de trabalho sob esta nova metodologia. Foi um dia de comemorações com certeza, pois é visível como produzimos mudanças, e essas mudanças começaram internamente em cada profissional que idealizou o projeto e se estendeu para todo a equipe multidisciplinar que aos poucos foram se "contaminando" com este novo jeito de se fazer clínica, um modelo onde não mais transferimos responsabilidades e sim compartilhamos as mesmas com outros setores, outros profissionais da rede de atenção, outros atores que antes permaneciam atrás das cortinas, sem grande envolvimento. E como diz o Dr. Gelson, médico coordenador do setor de clínica médica do nosso hospital: "se pudéssemos resumir o significado de clínica ampliado diríamos que a essência está justamento em fazer o que fazemos bem feito". 
        
Na visão da equipe o mais interessante da clínica é justamente este empoderamento que outras pessoas (familiares e profissionais) recebem para lidar com o processo saúde, doença e cuidado. A inovação deste novo modelo está em trabalharmos procedimentos da clínica tradicional combinados com a história de vida do usuário, qualificarmos a nossa escuta e traçarmos projetos terapeuticos individualizados, singulares, baseados nas necessidades de nosso usuários, sejam estas necessidades de ordem biológica, psicológicca, social e etc.
         Após um ano percebemos o avanço e as melhorias, mas ainda estamos longe do ideal, sabemos que demos o primeiro passo e temos muito ainda a buscar. A sensibilização das pessoas deve ser diária, a troca com a rede básica de atenção deve ser fortalecida, precisamos ainda mais integralizar a atenção e a gestão. Mas a largada foi dada e que bom que não podemos e principalmente não queremos estacionar e muito menos voltar atrás. Temos muito trabalho, mas a vontade de avançarmos é imensa.
         "SE CONTINUAR FAZENDO O QUE SEMPRE FEZ, CONTINUARÁ COLHENDO O QUE SEMPRE COLHEU."
 
         Queremos uma colheita diferente e por isso começamos a semear sementes diferentes.