Doulas e direito ao acompanhante estão mudando a rotina da Maternidade Marly Sarney – MA
10 votos
Desde julho do ano passado, as gestantes que chegam à Maternidade Marly Sarney – MA tem seu direito a um acompanhante garantido bem como a presença das doulas, mulheres que não são parteiras,nem interferem no trabalho dos profissionais, mas cuidam, conversam, e apóiam, tranqüilizando as gestantes durante o parto.
Ao todo, oito doulas trabalham na humanização do parto e garantem o bem-estar da gestante, conversam sobre a evolução do trabalho de parto,fazem massagens e algumas técnicas para melhorar o conforto.
As doulas acompanham principalmente as gestantes que vão para a maternidade sozinhas e se sentem amedrontadas e tensas – o que dificulta o trabalho de parto. A presença das doulas resgata o apoio que deveria ser dado por familiares.
¨Já passei pela experiência do parto inúmeras vezes, e ao saber que estamos acompanhada por alguém experiente, a mulher que está parindo fica mais tranqüila e confiante¨, declarou Albertina Áurea, de 75 anos, mãe de oito filhos, de parto normal, e doula na maternidade.
As gestantes garantem que a companhia das doulas diminui o sofrimento .¨Se ela não estivesse aqui, eu estaria sozinha. Confio no que ela diz¨, ressaltou a parturiente Lucinele Gomes de 39 anos.A maternidade pretende continuar com o treinamento das mulheres que desejem desempenhar esse papel, e completar 15 doulas para acompanhar e dar suporte emocional as gestantes sem acompanhantes.
Essa iniciativa é parte do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais, do Ministério da Saúde que desde 2010 vem atuando junto a 26 maternidades da Amazônia Legal e Nordeste.
Para saber mais, acesse as edições do informativo que contempla as principais ações do Plano, clicando aqui