HUT realiza mesa redonda sobre doação de órgãos

12 votos

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha realizou ontem, 19, uma mesa redonda com o tema “Falando sobre a morte” com o especialista em Tanatologia Prof. Carlos Henrique. O evento faz parte do projeto “Sim à Doação pela Vida no HUT” promovido pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos, Transplantes e Tecidos – CIHDOTT para acompanhantes, pacientes e funcionários.

 

O evento também contou com a participação de algumas pessoas que passaram pela fila de transplantes e hoje podem expressar seus sentimentos de angustia durante a espera de um doador. Segundo a gerente da CIHDOTT, Nadja Miranda, esses depoimentos são importantes para mostrar para as pessoas que a perda de um ente querido pode transformar e melhorar a vida de muita gente. “O trabalho da CIHDOTT é muito delicado e ainda enfrenta muitas dificuldades, principalmente, de recusa das famílias”, explicou a gerente.

Para o tanatólogo, Carlos Henrique, falar sobre a morte é necessário, principalmente quando se refere a casos de familiares que não aceitam a perda e se recusam a continuar a viver. “É preciso que essa temática seja abordada com mais frequência para que os profissionais de saúde que lidam com morte diariamente entendam esse processo e estejam mais preparados. Esse projeto do HUT está de parabéns, pois é fundamental para trabalho da CIHDOTT quanto a abordagem realizada com as famílias de possíveis doadores”.

Para a diretora geral do HUT, Clara Leal, temas como esse precisam ser discutidos com a população para que no momento da dor a solidariedade fale mais alto. “Precisamos sensibilizar as pessoas para que a doação de um orgão seja reconhecida também como um ato de amor e solidariedade com o próximo, finaliza a diretora.